Consulta

quarta-feira, 31 de julho de 2024

Botafogo paraibano homenageia o antigo ídolo "Zito Camburão"

Diploma, troféu e camisa personalidade são entregues ao antigo atacante do ABC de Natal

Cronista esportivo Serpa di Lorenzo

O torcedor do Botafogo paraibano, historiador, cronista esportivo, professor e bacharel em Direito, Francisco de Assis Di Lorenzo Serpa, em seus "Causos & Lendas do Nosso Futebol", um dos responsáveis pela homenagem ao atacante José Jeremias da Silva Filho, o "Zito Camburão" (1947 - 2021), conta mais um pouco da história de um dos três reforços do ABC anunciados na segunda semana de junho de 1969 para o restante do campeonato potiguar.

Numa das excelentes crônicas, reproduzidas por sites de João Pessoa, diz que em 1965, na seleção amadora de Santa Rita, ao lado do então atleta e depois radialista Eudes Moacir Toscano, "Zito" chamou a atenção dos dirigentes do Santos da capital, José Walter Marinho Marsicano ("Tererê"), presidente do clube por 30 anos, e Renato Queiroz.


No Botafogo estreia no mesmo ano, no antigo Estádio Olímpico José Américo, no Bairro dos Estados, e marca dois gols no Campinense. Em 1968 o presidente Assis Camelo busca os reforços no Recife – Toinho, Édson, Jailson e Roberto -, oriundos do Clube Náutico Capibaribe e sob o comando do treinador potiguar Francisco Barbosa Gomes ("Caiçara"), conquistou o título estadual e retoma hegemonia do futebol perdida para Campina Grande.

Naquele ano ele também passou a jogar de ponta esquerda, sempre aproveitando a sua velocidade e chute forte. Em 1969, faltando três rodadas para o Botafogo conquistar o bicampeonato, transfere-se para o ABC, sendo o vice-campeão estadual.

Quando exercia o cargo de vice-presidente social do Botafogo (quinta-feira, 4/6/2014), Serpa di Lorenzo, antes de Botafogo x Sousa, no Estádio José Américo de Almeida Filho, entregando diploma de honra ao mérito, o “Troféu Nininho o Fiapo de Ouro” (o patrono é o antigo e falecido jogador com este apelido) e uma camisa do clube com o nome escrito nas costas.

Do vice-presidente do Departamento Amadro, Franco da Nóbrega, Zito recebeu o Diploma, enquanto o conselheiro, o vereador Zezinho, entregou a camisa oficial com o nome gravado. O Presidente Nelson Lira fez a entrega da Comenda Nininho – O Fiapo de Ouro. (José Vanilson Julião)

Ex-presidente botafoguense Nelson Lira


FONTES

A União

Botafogo FC

Click PB

Globo Esporte/PB

Na Mídia PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário