Consulta

quinta-feira, 24 de julho de 2025

O potiguar no Flamengo antes do mossoroense "Dequinha" (II)

Flamengo 3 x 1 Arsenal: Biguá, Juvenal, Job Rodrigues, Modesto Bria, Garcia, Beto, Luisinho, Gringo, Durval, Jair Rosa Pinto e Esquerdinha

JOSÉ VANILSON JULIÃO

O redator não identifica o critério para a citação sequencial e sem ordem alfabética dos dez antigos futebolistas potiguares que fizeram carreira, uns mais, outros menos, fora do Rio Grande do Norte.

Talvez o dirigente esportivo João Cláudio Augusto Machado o tenha feito por ordem cronológica conforme a memória requer, na coluna “Tribuna de João Machado” (janeiro de 1967).

Pois o primeiro citado é o goleiro Domício Gomes das Neves, o “Nenê”, conhecido pela participação no selecionado potiguar semifinalista do campeonato brasileiro de seleções estaduais em 1934.

O antigo goleiro do rubro-negro Sport Clube de Natal, ABC e América também tem no currículo no começo da década de 30 uma rápida passagem pelo Fluminense do Rio de Janeiro.

Como curiosidade ou pura coincidência a maioria destes históricos jogadores tem sido ou já foram alvos de reportagens em série inéditas ou individualmente no JORNAL DA GRANDE NATAL.

Basta o leitor pesquisar no blog para verificar que quase todos os atletas mencionados tem um currículo bastante recheado com passagens interessantes.

São os casos do ponta-esquerda Demóstenes César da Silva, com participações pelos dois principais clubes natalenses, Ferroviário/CE, Botafogo/RJ, Canto do Rio (Niterói) e pela liga pirata colombiana.

O goleiro paraibano criado em São José de Campestre (como faz questão de lembrar o diagramador Moacir Oliveira), que começou no Cruzeiro (Macaíba/RN), passou no Alecrim e Vasco da Gama.

O zagueiro abecedista Ney Bezerra de Andrade com sucesso no Esporte Clube Bahia (Salvador) e Sport Clube do Recife.

Os mossoroenses José Mendonça dos Santos (Dequinha), Júlio Jesum de Carvalho (Julinho), José Arset Leão de Moura, Francisco Valeriano de Almeida, José Gervásio Pires (BCC) e Francisco de Souza Almeida (Juarez).

Dequinha, Valeriano, Julinho e Juarez em comum as passagens pelo alviverde América do Recife. Sendo que os dois primeiros fizeram carreira no Rio de Janeiro, pelo Flamengo e América carioca.

O médico José Arset Leão de Moura, cria do alvirrubro Potiguar de Mossoró, passou pelo América/RN, ABC e Clube Náutico Capibaribe, da capital pernambucana.

“Becece” começou no Ferroviário mossoroense, mas fez sucesso mesmo no Fortaleza, vice-campeão da Taça Brasil. Do Tricolor cearense partiu para o Palmeiras da capital e clubes do interior paulista.

 

FONTES

Almanaque do Flamengo

A Nação

Arquivos de Futebol do Brasil

Campeões do Futebol

Flaalternativo

Flaestatística

Fluminense FC

Francesguista

Futebol 80

Goal Brasil

Lance!

Premier League Brasil

Eu sou Flamengo

Nenhum comentário:

Postar um comentário