Consulta

sábado, 19 de julho de 2025

Os treinadores das seleções paulista e potiguar

Bangu: Ubirajara Mota, Mário Tito, Luís Alberto, Ari Clemente, Fidélis, Jaime, Pastinha (massagista), Paulo Borges, Cabralzinho, Ladeira, Ocimar e Aladim

Técnico Adailton Ladeira

JOSÉ VANILSON JULIÃO

As equipes das regiões Sul e Nordeste decidem vaga na semifinal do campeonato brasileiro da categoria de base como preliminar inédita da primeira das três partidas decisivas do campeonato estadual, envolvendo Corinthians e Ponte Preta (domingo, 3/2/1979) no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, na capital bandeirante.

O presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FND), Rui Soares, chefia a delegação, com o ex-jogador de futebol profissional e treinador paraibano Valdemir Gaspar de Andrade, com passagens no antigo e licenciado Santa Cruz natalense, ABC (1960/67) e América/RN (1968).

Menos de uma semana antes do jogo no “Morumbi” – alusão ao bairro do então maior estádio particular do mundo – Gaspar anuncia que entraria precavido, pois o adversário tinha um gol de saldo, fruto de uma vitória contra a Paraíba, também derrotado pelos potiguares.

O jornal Associado “Diário de Natal” no dia seguinte ao jogo (3 x 1): - Embora tenha equilibrado a partida na primeira fase, sofrendo um gol aos 44 (meia Lavinho), e com um pênalti não marcado a favor pelo árbitro baiano Paulo César Bandeira do zagueiro Magalhães sobre o atacante “Sergipe”, quando a contagem ainda não havia sido inaugurada.

O time não resiste na etapa complementar a superioridade dos paulistas, do treinador Adailton Ladeira (São Paulo, 23/8/1941), 83, campeão carioca pelo Bangu (1966) pelo Clube Náutico Capibaribe participa dos títulos finais da série de seis consecutivos (1963/68) do alvirrubro do Recife, capital pernambucana. Encerra a carreira no Guarani de Campinas (interior paulista).

Na etapa final, por necessidade, o selecionado visitante se abre mais e toma o segundo gol aos 7 e aos 10 (com Nei) e empata aos 44 de penalidade máxima, sofrida pelo ponta-direita paraibano de Araruna, Braz Bernardo de Souza (falecido nesta sexta-feira), com o atacante Hélio Lima (América/RN).

O jornalista e narrador esportivo aposentado José Carlos Oliveira, residente em Parnamirim (região metropolitana de Natal), ao ler a série, esclareceu em rede social ao repórter, de que Braz, com passagens pelo Cosern e Alecrim, também esteve breve no ABC pelo qual entra em amistoso com o Botafogo/PB.


FONTES/IMAGENS

Diário de Natal

O Poti

Tribuna do Norte

Bangu.Net

Futebol do Interior (Grande Área)

O Gol

Súmulas Tchê

Terceiro Tempo (Que fim levou?)

Última Divisão

Nenhum comentário:

Postar um comentário