Consulta

quinta-feira, 31 de julho de 2025

América/RN campeão invicto do Torneio Municipal/1953

Seleção potiguar: Biró, Ribamar, Calado, Papagaio, Pádua, Mauro, Messias, Saquinho (artilheiro do Torneio Municipal, com sete gols, pelo Santa Cruz, primeiro clube depois de aparecer no Racing do bairro das Rocas), Aladim, Ivo e Canindé

Saquinho, penúltimo agachado,
bicampeão pelo América, 1956/57

O mossoroense “Bira” contribui com a segunda colocação para o Potiguar de Parnamirim/RN

JOSÉ VANILSON JULIÃO

O panorama indicava o último jogo do campeonato municipal mossoroense com o jogo Associação Cultural e Desportiva Potiguar 0 x 0 Flamengo (domingo, 22/3/1953)

E só para relembrar: no “caneco” do primeiro Torneio Municipal (1948) o Potiguar de Parnamirim, fundado dois anos antes, surpreende e ganha todas as partidas: 3 x 2 Santa Cruz, 3 x 2 ABC, 4 x 0 América, 5 x 3 Clube Atlético Potiguar e 5 x 2 Juventus.

O árbitro do jogo único e vespertino inaugural do Torneio Municipal – Potiguar/Parnamirim e Alecrim – João Cadmo Cavalcanti é aluno da Escola de Árbitros (criada pelo recém eleito presidente da Federação, Humberto Nesi) e vem credenciado pelas boas atuações na Liga Mossoroense.

Somente na segunda partida, Parnamirim e Santa Cruz, na competição oficial de abertura da temporada, o atacante mossoroense Ubirajara Barreto de Freitas, o “Bira” (substituído pelo Ivanildo), veste a camisa azul do clube da Vila de Parnamirim (distrito emancipado de Natal em 1958).

“Bira” entra no terceiro jogo, contra o rubro-negro Clube Atlético Potiguar, com a mesma substituição. Mas não pisa no retângulo marcado com cal do “Juvenal Lamartine” contra o América. E logo em seguida viaja para a Região Oeste com os companheiros, dirigentes e pessoal do apoio.

Na rodada final garante o segundo lugar, com “Bira” jogando os 90 minutos, ao derrotar o ABC (saindo do licenciamento do ano anterior) com elenco em formação.

O jornal diário vespertino católico “A Ordem”, com excelente cobertura, afirma que o torneio municipal corresponde a todas as expectativas. Inclusive com melhorias nas rendas.

DELEGAÇÃO

A embaixada (23 pessoas. Incluindo os jogadores) do Potiguar que segue para Mossoró pela madrugada: tenente Roberto Doring (presidente), tenente J. Barros Lima (vice-presidente), Eliah Maia Rego (primeiro secretário), Arnaud Carvalho (segundo secretário), Francisco C. Dantas (tesoureio), João Monteiro (diretor de esportes), sargento Moacir Ribeiro da Silva (treinador), Valdetario Tibúrcio (massagista) e Aluízio Menezes de Melo (Associação dos Cronistas Esportivos).

 

CAMPANHAS

Potiguar 2 x 1 Alecrim (domingo, 29/3)

América 4 x 1 Atlético (quarta-feira, 1/4)

América 0 x 0 Alecrim (domingo, 5/4)

Potiguar 2 x 2 Santa Cruz (quinta-feira, 9/4)

Potiguar 3 x 2 Atlético (domingo, 12/4)

Potiguar 2 x 3 América (quinta-feira, 16/4)

América 2 x 0 ABC (terça-feira, 21/4)

Potiguar 3 x 0 ABC (domingo, 26/4)

América 3 x 2 Santa Cruz (domingo, 26/4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário