Consulta

quarta-feira, 30 de julho de 2025

O repórter "Bira" escreve sobre o atacante "Bira"

Raimundo Ubirajara Macedo, o R. U. M, monta a primeira "biografia" do mossoroense "Bira"

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Com o ABC tricampeão – o terceiro título da série invicto – o jornalista Raimundo Ubirajara Macedo inicia em dezembro de 1955 uma sequência de minibiografias com o treinador e os jogadores do alvinegro.

A série é denominada “Tricampeões em Foco” para a página esportiva do então diário matutino e depois semanário “O Poti”, com a primeira abordagem para o domingo (25/12) com o técnico pernambucano Edésio Leitão.

O responsável no mesmo jornal também pela coluna “Esporte em Dia” – assina com as iniciais R. U. M. e discorre sobre o a carreira do comandante do elenco abecedista, anteriormente alvo de uma reportagem inédita neste JORNAL DA GRANDE NATAL (20/1/2024).

Em seguida aborda os jogadores: Sileno Lins de Barros, os irmãos Jorginho e João Tavares de Morais (“Tidão”), Oliveiro Gomes da Silva, Paulo Vicente da Silva (“Paulo Izidro”), Antônio Gomes de Lima (“Toinho”) e Ubirajara Barreto de Freitas (“Bira”).

O mossoroense “Bira” é convocado para serviço militar (1953) e no primeiro semestre se inscreve pelo Potiguar do distrito de Parnamirim e acaba vice-campeão do torneio municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário