Consulta

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

O genitor do goleiro abecedista dos anos 20 (II)

João Maria Furtado

JOSÉ VANILSON JULIÃO

As reportagens mencionadas dão o tom das primeiras informações pessoais e a origem do antigo goleiro do ABC, o engenheiro brasileiro José Maria Carqueja e Fuentes, vindo do Rio de Janeiro para conduzir as obras no porto de Natal.

Ambientado na capital do Rio Grande do Norte Carqueja e Fuentes fica na história do alvinegro, inclusive nas participações em dois amistosos contra o famoso clube Cabo Branco de João Pessoa, capital paraibana, no meio do ano de 1920.

Dois anos depois o arqueiro do América/RN, o negro “Cazuza”, analfabeto, teria sido preterido pelos organizadores do selecionado potiguar que participa do Torneio do Centenário da Independência no Recife.

Quem vai na delegação é Carqueja e Fuentes, inclusive a esposa do jogador amador, Maria da Glória Teixeira Carqueja e Fuentes, filha do capitão de mar e guerra Otávio Luiz Teixeira, e as mulheres de alguns dos dirigentes acompanham o grupo de atletas para a capital pernambucana.

Na Veneza brasileiro os potiguares enfrentam e são derrotados pelo selecionado paraibano, inclusive com reclamação da arbitragem, conforme depoimento do atacante americano, o desembargador João Maria Furtado, o De Maria, para uma revista do alvirrubro natalense.

 

FONTES/IMAGENS

Almanaque Laemmert

A Noite

Corsário

Correio da Manhã (RJ)

A Província (PE)

Diário de Natal

Diário de Notícias (RJ)

Diário de Pernambuco

Jornal do Commercio (RJ)

Jornal Pequeno (PE)

Jornal do Brasil

Jornal do Recife

A Manhã (RJ)

O Imparcial (RJ)

O Jornal

O Paiz (RJ)

O Poti

O Século

O Radical

Revista da Semana

Revista do Rádio

Tribuna do Norte

Blog do Trindade

Family Search

Federação Internacional de Estatísticas de Futebol

Fernando Amaral Futebol Clube

Nenhum comentário:

Postar um comentário