Consulta

terça-feira, 6 de janeiro de 2026

Recomendado livro do América em município paraibano

Mataraca fica a 110 quilômetros de Natal e no litoral ao norte de João Pessoa, capital da Paraíba

Fernando L. de Moura

JOSÉ VANILSON JULIÃO

EXCLUSIVO E INUSITADO: "De desacreditado a Campeão Brasileiro", escrito a quatro mãos pelos manos Renato e Rodrigo da Cruz, narra a trajetória do América/RN, com superação, expectativas, descrença geral e conquista da Série D e acesso para a Série C.

O redator desconhecia o parentesco entre os autores da obra (residentes em Parnamirim/RN), que, inclusive, é mencionada em documento oficial da Câmara de Vereadores do Município paraibano de Mataraca, que recomenda e lista a literatura de autores locais.

Os detalhes em vídeo antigo da TV Mecão apresentado pelo jornalista Canindé Pereira em 22 de dezembro de 2022, época do lançamento, quando o profissional da imprensa era assessor de imprensa do alvirrubro até a chegada da Sociedade Anônima Futebol (SAF).

A justificativa do requerimento (número 63 e datado de 29 de agosto de 2023), do advogado e vereador Fernando Lima de Moura (no segundo mandato e atual presidente da mesa diretora), é destinar os livros mencionados para a Biblioteca Pública municipal e escolas municipais.

O documento do Poder Legislativo municipal é encaminhado para sanção do prefeito Egberto Coutinho Madruga para execução do secretário municipal de Educação e Desportos, Paulo de Tarso Correia Dias de Araújo.

Na lista: "Mataraca e sua História", de Nair Lyra Bessa (já na terceira edição); "O Último Circo/Realejo de Bolso-Outras Lembranças/Marco do Meio" (do mesmo autor); "Estilhaços Poéticos et Cetera" (Roberta Melo).

Ainda: "A Trajetória Emancipatória do Vale do Mamanguape" (Sidnei Felipe e Cássio Ferreira); "Cotidiano das Crianças Índigenas Potiguara da Aldeia Alto do Tambá" (Daniel Santana Neto).

MUNICÍPIO

Mataraca fica no litoral norte da Paraíba, conhecido pela beleza natural, praias (Barra de Camaratuba), e pela foz do Rio Guajú, fazendo divisa com o Rio Grande do Norte. O nome, que significa "monte de formigas", vem de um antigo sítio, e a história ligada à cultura da cana-de-açúcar e algodão.

 

FONTES/IMAGENS

Blog Chico Soares

BN News

Câmara de Vereadores de Mataraca/PB

Folha de São Paulo

O Tempo

Rádio Comunitária Jardim Planalto

TV Mecão

Vale Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário