Consulta

segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Jogadores potiguares sobrevivem a desastre aéreo (II)

Montagem com uma fotografia do avião publicada em jornais da época do acidente na Paraíba

Hélio Lopes com um neto no "Castelo Branco"

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Quatro dias após a queda do avião Curtis nas proximidades de Campina Grande/PB o matutino O Poti publica imagens do acidente na primeira página e alerta o leitor sobre a entrevista exclusiva de um dos sete sobreviventes que se destinavam a Natal a ser publicada no mesmo dia pelo vespertino Diário de Natal (terça-feira, 9/9/1958).

O entrevistado: o jogador do América Futebol Clube, o jovem Hélio Lopes do Nascimento, que retornava do Recife após passar um curto período de testes no tricolor Santa Cruz.

Ele é filho do antigo jogador do próprio alvirrubro e do ABC, com passagem pelo futebol de João Pessoa, Antônio Acácio do Nascimento nos anos 30/40.

Entre os sobreviventes dois militares da Marinha, transferidos do Rio de Janeiro para a Base Naval Almirante Ary Parreiras, na capital potiguar, e que vão ser incorporados ao elenco do Riachuelo, o popular RAC.

Manoel Messias e Adalberto José da Silva. O primeiro é um dos convocados para o selecionado potiguar que disputa no ano seguinte o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais.

O contato da reportagem com Hélio Lopes (treinador do Alecrim e América nos anos 70/80) acontece na unidade militar em que servia, o quartel general da guarnição do Exército, quando disse que após sair dos destroços, melhorar do torpor e da desorientação, ajudou a socorrer os feridos.

Inclusive o relógio de pulso havia parado ás 18h04! Ele disse que a aeronave havia partido por volta das 16h50 da sexta-feira (5) do aeroporto dos Guararapes, no Recife. Chegou de "marinete" no domingo em Natal.

Na mesma edição o segundo jornal da cadeia Associada publica a reportagem com título de três linhas: "Praticamente refeitos do grande susto Messias e Adalberto se preparam para formar na equipe titular do Riachuelo".


FONTES

Diário de Natal

O Poti

Tribuna do Norte

Blog do Marcão


Nenhum comentário:

Postar um comentário