Consulta

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Hélio vai continuar com o recorde da invencibilidade (I)

ABC (1975): Sabará, Hélio, Edson, Joel Ribeiro, Maranhão, Anchieta, Aloizio (massagista), Noé Silva, Zé Roberto, Alberi, Danilo Menezes e Noé Soares. Time vice-campeão estadual

JOSÉ VANILSON JULIÃO

"Matheus Alves sem tomar gols": com este título em recente nota no site da 96 FM o jornalista Edmo Sinedino de Oliveira encerra lançando o desafio para o internauta lembrar quem é o goleiro do ABC recordista na minutagem sem tomar gols em jogos do campeonato potiguar.

Respondo. Primeiro: o arqueiro Matheus Alves, com quatro partidas sem ser vazado (360 minutos), não ultrapassará o cearense Hélio "Show" Ribeiro do Carmo (Fortaleza/CE, 21/6/1950), 79, como recordista em partidas oficiais na principal competição local e de âmbito estadual.

Segundo: a categórica afirmação desta impossibilidade se dá pelo fato do curto espaço de tempo. Proveniente do molde da atual competição, com poucos jogos, podendo não ultrapassar o número de dez aparições. Contando as sete partidas da primeira fase do campeonato, mais a semifinal e a final.

Hélio Show - apelido incorporado ao nome pelo repórter Francisco Souza Silva - ficou 1.137 minutos (12 jogos) sem tomar gols no Estadual. A invencibilidade começa no primeiro turno: ABC 7 x 0 Clube Atlético Potiguar (7/3/1976). E termina com mais uma vitória: 2 x 1 Potiguar de Mossoró (13/6).

O meia-atacante pernambucano "Maranhão", o que usava barba, é o responsável pela quebra da invencibilidade, aos 15 minutos do segundo tempo. Portanto a façanha do goleiro abecedista, que veio do Ceará Sporting, completa 50 anos nesta temporada.

Vale ressaltar que no meio do caminho dos jogos oficiais o amistoso interestadual ABC 1 x 1 Náutico no Estádio Castelo Branco (depois "João Machado"), palco da maioria dos jogos da invencibilidade oficial.

O falecido pesquisador Newton Alves contabilizou Hélio Show com 210 partidas pelo alvinegro e 157 pelo rival, o alvirrubro América, pelo qual foi campeão nos anos 80. Ainda atuou pela Portuguesa de Desportos e Treze de Campina Grande.


JOGO A JOGO

ABC 7 x 0 Atlético

ABC 1 x 0 Baraúnas

ABC 3 x 0 Alecrim

ABC 2 x 0 Potyguar/Currais Novos

ABC 2 x 0 Alecrim

ABC 2 x 0 Força e Luz

ABC 2 x 0 Potiguar/Mossoró

ABC 3 x 0 América

ABC 3 x 0 Ferroviário

ABC 4 x 0 Riachuelo

ABC 1 x 0 Potiguar/M

ABC 3 x 0 Força e Luz


FONTES/IMAGEM

Diário de Natal

Placar

Tribuna do Norte

Federação Internacional de Estatísticas de Futebol

Futebol 80

Globo Esporte

Grande Ponto

No Ataque

Terceiro Tempo

Acervo: José Ribamar Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário