
Zé Leão com o pé quebrado em
casa. Provavelmente causa de
uma partida de futebol...
JOSÉ VANILSON JULIÃO
O personagem é o médico cardiologista mossoroense José Arset Leão de Moura (1923 - 1987), antigo atacante do Potiguar (Mossoró), América/RN, ABC, Náutico, América/PE e agora confirmado que também vestiu a camisa tricolor do Santa Cruz do Recife, pelo qual entrou em campo seis vezes em 1945 e marca um gol.
Relação dos jogos pelo clube Coral no campeonato pernambucano: 3 x 4 Náutico (4/10), 3 x 3 América (11), 0 x 2 Sport (21), 3 x 1 Portela (1/11), 2 x 0 Sport (8) e 1 x 2 América (18).
O único gol é marcado no primeiro jogo contra o alviverde americano. O Santa Cruz não tinha estádio e as partidas aconteceram nos estádios do Sport Clube Recife (Ilha do Retiro) e Clube Náutico Capibaribe (Aflitos), três vezes cada.
Como curiosidade os árbitros das partidas: Argemiro Félix de Sena ("Sherlock"), Leon Markman, duas vezes cada, Carlos Gouveia e José Gaioso.
Nos últimos dias notei que Zé Leão teria sido o futebolista mais fotografado por vários times mossoroenses entre a segunda metade dos anos 40 e a primeira da década de 50. Perdi até a conta das imagens (digamos que umas quatro ou cinco...)
Zé Leão aparece em diversas reportagens do blog como coadjuvante, mas também foi personagem principal de uma série de três na primeira semana de julho do ano passado.
FONTES/IMAGEM
Diário de Natal
O Mossoroense
Family Search
Instituto de Pesquisas Olivar Monte (IPOM)
Jornal da Grande Natal
Jota Maria
Lindomarcos Faustino
Relembrando Mossoró
Santa Cruz FC
Nenhum comentário:
Postar um comentário