Consulta

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

O genitor do goleiro abecedista dos anos 20 (I)

Só a legenda “dentro” da imagem é falsa. Pesquisa recente divulgada pelo historiador Arthur Pierre dos Santos Medeiros, em entrevistas exclusivas o ano passado, para a "Tribuna do Norte" e "Globo Esporte", corrobora que não houve competição regular em 1920, inclusive um torneio preliminar (torneio início) foi ganho pelo rival América/RN. Datas comprovam.

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Desde a primeira semana de junho de 2023 que o redator se preparava – e sempre adiava pelo acúmulo da pauta com assuntos inéditos – um furo de reportagem com um parente bem próximo do antigo goleiro do ABC no primeiro quinquênio dos anos 20 do século passado, o engenheiro José Maria Carqueja e Fuentes.

A partir daquela ocasião o arqueiro Carqueja e Fuentes é citado em série de reportagens alternadas com temas diversos: “Jogador do ABC participa da fundação do Treze” (sexta-feira – 2/7/2023); “Futebolista no encontro de Mário de Andrade com Câmara Cascudo” (terça-feira – 19/9).

No ano seguinte ele é o personagem principal da série de 11 reportagens “A história do antigo goleiro ‘gringo’ do ABC”, iniciada em 1 de julho (uma segunda-feira) e encerrada numa quinta-feira (4/7).

Em 5/6 de abril de 2025 volta a ser mencionado em três oportunidades na série “Patrono do Centro de Treinamento foi jogador americano”. Ainda é mencionado na reportagem “Pioneiro da aviação funda clube de remo natalense” (10/4/2025).

Nenhum comentário:

Postar um comentário