Consulta

segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Bola, meias e festas especiais no interior (segunda parte)

A família e a parentela de Maria Hosani Cavalcanti Soares reunida na véspera do aniversário (sábado 3)

O editor J. V. J. com a tia Maria Hosani

Jota Valdeci

A excursão temporária do redator ao interior do Rio Grande do Norte, precisamente ao município do Açu (Região Central), começa na segunda-feira anterior à véspera do Ano Novo.

Como havia passado o Natal, em Natal, a capital, fui surpreendido pela informação de que haveria uma confraternização na virada dos 365 dias para os 12 meses seguintes.

Daí inicia-se a contagem regressiva para a grande noite e os planos de acomodação na calçada famosa da rua da tia Maria Hosani Cavalcante Soares, que logo depois (domingo 4) completaria 90 anos.

De pronto falei para a titia Aldenora (irmã da aniversariante), responsável pelo meu deslocamento e estadia, que desejava ficar ao lado da alegre e simpática nonagenária. E fui atendido!

Foi a concretização deste pedido que possibilitou a ideia do título da postagem e falar de algo relacionado ao esporte por um acontecimento coadjuvante a festa principal do novo ano.

A participação da criançada. Netos e bisnetos. Gabriel, João, Brian e Lia. A terceira geração. Filhos dos netos. Foram eles que ditaram e arrancaram risadas dos presentes.

Como estava numa fila de convivas na linha de cadeiras na calçada - enquanto os demais ficaram nas mesas no espaço da rua interditado ao trânsito - fiquei a vontade para ver os acontecimentos.

Bastava um movimento de pescoço para o lado e para o outro, o foco principal do olhar, onde estavam os meninos com uma bola! Colorida e enorme. Chute vai e chute vem. "Pow" e "bow" na parede.

Mas o que me deixou intrigado ao visualizar a "gorducha" foi o tamanho. E me veio à mente que se tratava de uma bola de voleibol e não de futebol.

Aproveito que João, de uns oito a dez anos, passa serelepe e pergunto a modalidade esportiva a que se destina o esférico e ele confirma a suspeita.

A essa altura se junta a dupla João e Gabriel o pré-adolescente Kauê, 13, filho do saudoso Luiz Julião, irmão da aniversariante.

E o quique da bola aumenta de intensidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário