Consulta

quinta-feira, 3 de abril de 2025

Patrono do Centro de Treinamento foi jogador americano (VII)

João Machado recebeu FNF do amigo Humberto Nesi/Acervo: José Ribamar Cavalcanti

Abílio Medeiros, Humberto Nesi, João Machado e outros foram companheiros no Colégio Atheneu

JOSÉ VANILSON JULIÃO

“João Machado muito mal: HC”. É a chamada de capa do “Diário de Natal (quinta-feira, 19/2/1976) sobre o estado de saúde do ex-presidente da Federação Norte-rio-grandense, decorrência de derrame cerebral no dia anterior, conforme informação colhida no Hospital das Clínicas pelo repórter Luiz Gonzaga da Silva.

Na edição seguinte nova chamada de primeira página – “Derrame de Machado emociona o mundo esportivo de Natal” – remete para a reportagem da página 12: “João Machado, o homem sem a bola”. Na qual estão os depoimentos de personalidades ligados ao futebol que conviveram com o dirigente.

A reportagem interna é aberta com frases pinçadas das entrevistas com cinco personagens que, de alguma forma, mantiveram intimidade com o João Cláudio de Vasconcelos Machado (Natal, 11/7/1914 – 20/2/1976: Humberto Nesi, Antonio Pereira de Castro (diretor do Riachuelo), Cícero Almeida (presidente da FNF), Roberto Machado (radialista) e Manoel (funcionário da Federação).

- João Machado entregou-se ao esporte há meio século (Humberto Nesi); - Ele sempre foi meu confessionário, numa arquibancada escondida (Antonio Castro); - É muito grande a dívida do esporte potiguar para com ele (Roberto Machado); - Ninguém pode dizer que ele não é bom (Manoel); - Tem todas as qualidades de uma grande desportista (Cícero Almeida).

A lembrança da reportagem que traça uma embrionária biografia do João Machado se faz necessária para contextualizar a entrevista de Humberto Nesi, “um americano medular” no dizer do autor do texto não assinado, pelo fato do dirigente alvirrubro (também ex-presidente da FNF nos anos 50), citar numa passagem o médico e patrono do CT de Parnamirim, Abílio Medeiros.

Desta forma no subtítulo “RESERVA DO SPORT”: - João nasceu com o esporte. Eu e ele começamos a meio século no Atheneu. Ao lado de Félix Galdino, Alvamar Furtado, João Alfredo Pegado Cortez, Genar Wanderley, Aldair Villar de Melo, Abílio Medeiros (itálico do blog) e outros colegas que não lembro agora...

... No futebol esta estudanta ia em peso ao América. O campo era na Rodrigues Alves, em frente ao antigo mercado do Tirol... Machado nunca foi craque, mas era do segundo time do Sport Clube Natal (hoje de remo) na Rua Chile...

Nenhum comentário:

Postar um comentário