Consulta

quarta-feira, 21 de junho de 2023

O misterioso jogador do ABC em suposto elenco campeão

A legenda de fonte impressa primária não inclui o jogador "misterioso" alvo deste artigo inédito

José Vanilson Julião

Com ausência de datas dos jogos e sem placar para comprovação as mídias replicam a suposta usurpação de cinco competições dos anos 20 do século passado atribuídas ao ABC.

Essas duvidosas conquistas referem-se a 1920, 21, 23, 25 e 26. Destes dois anos certamente pertencem ao América (20 e 26) e um ao Centro Esportivo Natalense (21)

Os demais, segundo pesquisadores gabaritados, não houve campeonato ou torneio. No caso 1923 e o segundo 1925 atribuído ao Alecrim, a exemplo de 1924.

É neste contexto fantasioso que aparecem uma antiga foto (1920) com legenda posterior e um elenco (1921) para provocar uma legitimidade falsa.

Este seria o “onze”: Carqueja e Fuentes (engenheiro civil que esteve no selecionado da Liga no torneio do Centenário da Independência no Recife), Waree e Jaime Wanderley, Antídio, Santos e Meira; Uruguai, Netto, Barreto, Avelino e Pinheiro.

Francisco Camilo Holanda

Na relação até o nome do zagueiro está errado. A grafia correta: Waldemar Wraae. Como aparece em solenidade em homenagem ao presidente (governador entre 1916/20) paraibano, o major-médico Francisco Camilo de Holanda (Paraíba, 10/9/1862 – Rio de Janeiro, 1946).

“A UNIÃO” (quinta-feira, 18/10/1917) publica edital (15/10/1917) assinado pelo secretário do estado Orris Eugenio Soares (Paraíba do Norte, 14/10/1884 – Rio de Janeiro, 11/2/1964).

O documento oficial chancelado pelo tio do humorista José Soares, o “Jô” (também sobrinho-bisneto do governador paraibano), dispensa a WW da função de vice-cônsul da Noruega, sendo substituído pelo dinamarquês Einar Svendsen.

A primeira aparição de Waldemar Wraae na equipe alvirrubra do Cabo Branco (fundado em 13 de dezembro de 1915) é notícia em “O Norte”, jornal fundado pelo mesmo Orris Soares em conjunto com o irmão Oscar em 1908.

Os fundadores: Alfred Amstein, Waldemar Wraae, Alfredo Pinto Filho, Samuel Norat, Mário Bandeira, Pedro Gamys, Armindo Stahel, Ruy Araújo, Mário Araújo e Milton Lago.

Primeira diretoria: Waldemar Wraal (presidente), Milton Lago (secretário), José Barbosa (tesoureiro) e Henrique de Souza (capitão).

Orris Eugênio Soares, tio do "Jô"

O mesmo impresso, adquirido pelos Associados posteriormente, na edição da quarta-feira, 16/10/1918, coluna “Vida Social”, relaciona enfermos pela gripe espanhola (Influenza):

o bacharel em Direito e delegado auxiliar João A. Camello de Albuquerque e os auxiliares de comércio "desta praça" Trajano Chaves, Alfredo Pinto Filho e Waldemar Wraae.

Os três últimos, coincidentemente, atletas do Cabo Branco. Em “O Norte” (quinta-feira, 29/3/1919) aparecem em posterior nota na coluna “O Dia Sportivo”.

A última aparição esportiva na edição da quarta-feira, 27 de agosto, que o relaciona na delegação que viaja para Campina Grande para enfrentar o América Sport Club.

O “Diário Nacional” (domingo, 3/7/1932) o coloca na ribalta em nota sobre o exame da Faculdade de Comércio Pedro II (Praça da Sé, sobreloja, na capital paulista) com a lista dos aprovados da décima-quinta turma de guarda-livros.

O Dicionário Caldas Aulete define a antiga função: funcionário encarregado da escrituração de livros, registros da contabilidade de empresas e comércio.

 

FONTES/FOTOS

A União

O Norte

Diario Nacional

Diário de Pernambuco

Jornal da Paraíba

ABC FC

Fundação Getúlio Vargas

Futebol Nacional

Globo Esporte/PB

História do Futebol

Jogos Perdidos

Paraíba Criativa

Pauta PB

A História do Futebol Paraibano – Walfredo Marques (1975)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário