Consulta

sábado, 3 de junho de 2023

Jogador do ABC participa da fundação do Treze (XXXII)

Acadêmicos em formação na Escola Militar do Realengo no Rio de Janeiro (Distrito Federal)

Carreira militar e política do ex-jogador flamenguista e americano

José Vanilson Julião

Como não foram encontradas fichas técnicas precisas dos poucos jogos envolvendo Rui Santiago presume-se que ele tenha participações nos elencos titular e de segundo quadro em 1922.

No período o alvirrubro vence o torneio comemorativo do centenário da Independência em Natal (8 e 10/9) antes participação de atletas que estiveram participando de competição semelhante no Recife (dias 13 e 21).

O ano de 1923 é considerado atípico, com indícios de uma parada nas atividades do futebol, assim exposto Santiago, como era chamado dentro de campo, não tem muito o que fazer fora da caserna.

Entre os companheiros Francisco Pereira de Paula Melo, o “Canela de Ferro”, e o futuro desembargador João Maria Furtado, o “De Maria”, autor do gol sobre o ABC nos 100 anos da Independência.

Ao retornar ao Rio de Janeiro (1924) ingressa no 1º. Regiento de Infantaria e em setembro é promovido a primeiro-tenente.

Se forma em engenheiro-arquiteto na Escola Nacional de Belas Artes (1930). Participa da Revolução Liberal como oficial de ligação entre o Exército e a Polícia Militar do Distrito Federal.

Com a vitória do movimento assume a subdiretoria militar da 4a. Divisão (Estrada de Ferro da Central). Pede demissão com ascensão de Vargas ao governo provisório (novembro/1931).

Assume sub-diretoria militar da 4ª Divisão da Estrada de Ferro Central do Brasil, demitindo-se assim que Getúlio Vargas assumiu o governo provisório em novembro do ano seguinte.

Em meio da Revolução Constituinte (novembro/1932) foi promovido a capitão. Em março/1933 participa da fundação do Partido Autonomista (Distrot Federal), sendo eleito para a Assembleia Constituinte.

É promovido a major (maio/1942), tornando-se adjunto do estado-maior da 1ª Região Militar (Rio). Tenente-coronel (46). Ano seguinte serve na 1ª Circunscrição de Recrutamento e chega a coronel (1952).

Política

Após a promulgação da nova Carta (16/07/1943) tem mandato estendido (maio/1935), sendo a última atuação política.

A participação no cenário político foi breve, porém o ex-militar contribuiu na defesa da colaboração entre empregados e empregadores, sendo um programa do partido.

Criou sindicatos como órgãos de representação profissional e um tribunal de conciliação.

Em 1959 teria sido secretário de Segurança em Sergipe. Casou-se com Eurides Silva Santiago. Publicou "Guia para instrução militar" (1930).

Nada mais é achado na rede...

Nenhum comentário:

Postar um comentário