Consulta

domingo, 18 de junho de 2023

Blogueiro e amigo traçam minibiografia homenageando Arian em Cerro Corá


Os irmãos Arijorio, Arijoy, Ariomar, os três primeiros em pé, demais familiares, com dona Ana e Arian 

Ao amigo Arian Félix pela passagem dos 85 anos

Josenildo Pinheiro/Aildo Silva Bernardo

Casado com a Senhora Ana Medeiros da Silva há anos, pai de 08 filhos, Arian Félix da Silva é natural de Cerro Corá, nascido em 15 de junho de 1938. Filho de José Félix da Silva e Afra Félix da Silva, ele pouco saiu da terra natal, ao contrário de seus pais que vieram de Caicó/RN e na cidade serrana se estabeleceram em 1936.

A vida profissional do biografado se inicia no comércio, mas em 1º de março de 1970 ele engaja no funcionalismo público na Prefeitura Municipal de Cerro Corá como coordenador de limpeza pública, cargo que exerceu, e esse blogueiro e amigo teve o prazer de acompanhar e trabalhar com ele em gestão do então prefeito João Batista.

Quanto ao ingresso na vida política, tratou-se da aceitação de um convite feito pelo saudoso José Julião que, considerando as estabelecidas relações de amizade que o Sr. Arian sempre teve com a população, achou oportuno colocar o nome à disposição para o cargo de vereador. Naquela época uma cadeira no Poder Legislativo quase não era concorrida, ademais Seu Arian não tinha nenhuma pretensão política, inclusive a única pessoa da família que até aquele momento havia enveredado pelos rumos da política fora um primo seu, o Sr. João Félix Sobrinho.

Entretanto, mesmo sem muito entusiasmo, participando muito timidamente da campanha, vence o pleito eleitoral e passa a assumir o mandato que deveria durar de 1977 a 1983. Sendo um político da situação vigente, pois se elegera pelo PDS, Seu Arian afirma que “era muito fácil ser vereador”, pois não existia o assistencialismo exacerbado e as relações de amizade prevaleciam na hora de conquistar o voto do povo. Por outro lado, o trabalho do vereador era muito incipiente, de forma que ele trabalhava muito pouco.

Em sua passagem pelo Poder Legislativo foi presidente da Casa por dois anos, embora tivesse apenas escolaridade correspondente ao atual 6º ano, sua gestão decorreu sem grandes acontecimentos.

Considerando que a família de Seu Arian somava um total de 10 pessoas e a oferta de emprego estava muito difícil aqui no município, ele muda-se com os familiares para Patos/PB em busca de melhores oportunidades de trabalho.

Com a mudança do vereador a participação a participação das sessões ficou comprometida, pois não podia está presente em todas elas e isso acabou gerando um conflito com os demais vereadores; embora Seu Arian tomasse o cuidado de não se ausentar pelo número máximo de sessões permitidas, de algumas ele não participava por não ficar a par das informações e isso gerou insustentável situação que acabou culminando com sua renúncia ao cargo após 4 anos de mandato. Os dois anos restantes foram assumidos pelo seu suplente, Francisco de Assis Guedes.

Com a renúncia de Arian ao cargo de vereador, a aliança com o partido foi quebrada e ele logo se filia ao PMDB. Devido a experiência como vereador não ter sido agradável, nunca mais quis retomar a carreira política.

Com essa sinopse do meu amigo Josenildo Pinheiro, presto minhas homenagens ao amigo Arian pela passagem dos seus 85 anos, e digo, felizes aqueles que podem celebrar tal feito ao lado dos familiares, parabéns.

*Dj Aildo e filhos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário