Consulta

sábado, 24 de junho de 2023

O professor do Garrincha potiguar enfrenta o Santos

O professor Herivaldo Gomes, o "Veto", o quarto em pé, no Ferroviário de Fortaleza em 1967

José Vanilson Julião

Em reportagem anterior publicamos uma história envolvendo o Garrinsha haitiano e mais dois Garrincha, o carioca e o do Rio Grande do Norte.

Na ocasião é citado um ex-jogador que ensina um cerro-coraense a passar a bola. Como matou-se a cobra tem que se mostrar o pau sobre a partipação dele no futebol cearense.

A confirmação aparece pelo falecimendo de Pelé (no final de dezembro do ano passado) no site "Almanaque do Ferroviário".

Quando publicou um texto remorando um jogo contra o Santos (0 x 5 - 7/11/1967) no Estádio Presidente Vargas.

O blog consulta o "Correio do Ceará", que enaltece o único gol de Pelé, resultado de uma tabelinha com Coutinho, contra o "Tubarão da Barra".

O Peixe voltaria a enfrentar o clube (0 x 0 - 4/8/1968) na comemoração do título estadual invicto.

O que há de interessante no primeiro jogo é a participação de Herivaldo Gomes, o "Veto", aquele mesmo, o professor de Educação Física do Ginásio Ágricola de Currais Novos.

Ferroviário: Miltão (Pedrinho), Veto (Vadinho), Luiz Paes, Gomes, Carlindo (Barbosa), Edmar, Coca-Cola, Ademir, Marcos do Boi (Peu), Facó (Paraíba), e Alísio (Piçarra).

Destaco que "Veto", que chegou a treinar o Potyguar Seridoense, enfrentou o combinado Ceará-Fortaleza (0 x 0 - 5/7/1967) como prepativo para o clube da Baixada Santista.

Na foto: Pedrinho, Gomes, Luiz Paes, Veto, Carlindo, Edmar, Miltão, Marcos do Boi, Facó, Coca-Cola e Alísio.

Veto está no amistoso Ferroviário 1 x 0 Messejana (8/7/1967): Miltão (Edilson José), Veto (Sátiro), Vadinho, Gomes, Gavillan), Roberto Barra-Limpa (Barbosa), Coca-Cola, Edmar, Ivanildo (Edilson), João Carlos (Dunga), Paraíba e Géo (Peu).

Entre os jogadores Carlindo (com passagens pelo Alecrim e América/RN) e Marcos do Boi (pelo Potiguar de Mossoró). Estes no começo dos anos 70.


FONTE/FOTOS

Almanaque do Ferroviário

Jornal da Grande Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário