Consulta

sexta-feira, 16 de junho de 2023

Os americanos do clube rubro-anil do Rio de Janeiro


José Vanilson Julião

Não gosto de fotografia antiga ou histórica de clube, não importa a tradição, com a reprodução "manchada" com o nome do jogador no corpo, a altura do peito ou barriga.

Bem que o pessoal que resgata essas fotos pela internet poderia fazer a arte como antigamente.

Colocando as identificações no "pé" da imagem.

Como sempre foi e geralmente consta no original, no caso de revista e jornal, ou no verso se for do acervo particular de alguém.

Mesmo não apreciando esta modalidade de divulgação sei que as postagens são importantes para quem gosta de rever ou conhecer os antigos elencos.

No caso da foto ilustrativa deste texto resolvi fazer um esclarecimento destinado aos torcedores potiguares por duas razões especificas e interessantes.

Na tradicional e costumeira disposição dos atletas, os defensores em pé e meias e atacantes agachados, dois atletas passaram pelo América de Natal no primeiro lustro dos anos 70.

Estão no Bonsucesso de 1969 o goleiro Ubirajara Dias Ribeiro (1947 - 2021) e o atacante Gonçalves, indicados pelo treinador carioca Maurílio José de Souza (1918 - 1998), o "Velha".

O arqueiro Ubirajara e o avançado Gonçalves vieram na leva de reforços para a tentativa de evitar o tetra-campeonato do ABC em 1973.

Já o técnico Velha vinha da campanha alvirrubra no campeonato brasileiro (Divisao Especial) - uma espécie de segunda divisão da época - em substituição a Francisco Freire, o Tonicio, campeão pelo juvenil e alçado ao comando com o término do campeonato de 1972.

O falastrao Maurílio José levou o time americano a inesperada quarta colocação na competição nacional, mas não conseguiu impedir a concretização dos quatro títulos seguidos do alvinegro.

Este elenco do Bonsucesso, nas temporadas 68/69, aprontou contra o Botafogo e o Flamengo.

No primeiro ano venceu o rubro-negro por 2 a 0 pela Taça Guanabara nas últimas rodadas.

A derrota fez com que o Botafogo, em excursão no Centro-Oeste, retornasse as pressas para o Rio e na final leva o caneco para General Severiano.

No ano seguinte o 2 a 1 com o Glorioso prejudica a campanha da Estrela Solitária no Carioca.

 

FONTES

Revista do Bonsucesso

Acervo Rubroanil

Almanaque do Futebol Brasiliense

Folha Rubroanil

Jornal da Grande Natal

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário