Consulta

sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

"Pompéia" no Botafogo... de Ribeirão Preto/SP

Machado perde posição, recupera e o famoso "Pompéia" teve que curtir um bom banco

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Quase tudo que se escreveu sobre o goleiro mineiro José Valentim da Silva ("Pompéia") tem como pontos de partida a primeira reportagem 'biográfica" de Ney Bianchi para a "Manchete Esportiva" e logo depois uma crônica com foco nas defesas acrobáticas, de Nelson Rodrigues, na mesma revista semanal.

Os articulistas na rede dissecam com emoções particulares de quem ouviu falar e leu sobre o arqueiro, o começo no Bonsucesso (maio/1953 a abril/55), a fama no América do Rio de Janeiro, com menção de duas linhas ao título de campeão venezuelano (1967) pelo Deportivo Português.

O ponto menos tocado é o empréstimo ao Botafogo (Ribeirão Preto). Blogs e sites conhecidos dedicam uma ou duas linhas, inclusive em legendas de fotografias, ou sequer mencionam o assunto. Bem diferente do cronista Schuber Persine para um portal de jornal de bairro da cidade do interior paulista.

O jornalista S. Persine diz que o presidente da "Pantera", Waldomiro Silva, contratou o guarda-metas para o campeonato bandeirante. O tricolor comandado pelo técnico Zezé Procópio ganha um reforço, principalmente porque Machado vivia uma fase de contusões. Pompéia é titular na excursão ao Norte do Paraná.

A estreia em casa, no turno da competição estadual, acontece na segunda rodada (11/7/1962): 2 x 1 Prudentina (Presidente Prudente). Depois engrena uma sequência, mas logo em seguida Machado retoma a titularidade perdida momentânea.

E só volta no returno fora de casa (4/11): 1 x 2 Esportiva (Guaratinguetá). No vai e vem do arco faz a última partida da temporada (16/12): 6 x 1 Taubaté.

O rei das acrobacias, em reportagem de duas páginas na "Revista do Esporte" diz está com saudades dos aplausos do "Maracanã".

Nota na coluna "Últimas de A Noite" (terça-feira, 9/4/1963) diz que o alvinegro Campo Grande, da zona rural carioca, demonstra interesse pelo arqueiro com passe preso ao Botafogo.

 

FONTES

Almanaque do Palmeiras

A Noite

Gazeta Esportiva Ilustrada

Revista do Esporte

Jornal da Vila Tibério

O Progresso de Tatuí

Súmulas Tchê

Tardes de Pacaembu

Terceiro Tempo

O Caminho da Bola

Rodolfo Stella Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário