Consulta

quinta-feira, 27 de março de 2025

O arqueiro do gol inaugural do estádio "Castelão" (II)

"Juca" retorna ao tricolor Ferroviário de Natal depois que saiu do América no final de 1972

Juca numa entrevista para uma emissora de
rádio natalense/Blog No Ataque - Acervo:
José Ribamar Cavalcante (memorialista)

“Juca” aparece no Racing do bairro das Rocas, passa ao Ferroviário em 1971 e em janeiro do ano seguinte está no América/RN

JOSÉ VANILSON JULIÃO

O goleiro João de Deus de Souza, o “Juca”, aparece na série exclusiva sobre as reportagens da primeira imagem rara da temporada de 1972 pelo simples fato de entrar como titular no primeiro amistoso do ano.

Ele não está na única fotografia do América/RN com o goleiro pernambucano Severino Ramos da Silva, o “Pompéia”, que havia entrado no decorrer do jogo, para entrega de faixa, contra o Centenário de Pau dos Ferros, na Região Oeste do Rio Grande do Norte.

A foto não é da partida contra o campeão do interiorano (“Matutão”) do ano anterior (promoção do “Diário de Natal”), mas com decisão em janeiro contra uma equipe de Macaíba. Depois desse encontro intermunicipal “Pompéia” não mais cede a titularidade da camisa número 1.

“Juca” somente vem a assumir a posição com a inesperada dispensa do arqueiro “Pompéia” em maio para junho. Assim o goleiro vindo do tricolor Ferroviário de Natal entra contra o ABC e toma o primeiro gol do Estádio Humberto de Alencar Castelo Branco.

O gol inaugural é do volante William no “Castelão” (domingo, 4/6), que chegou a ser chamado de “Lagoão”, alusão ao bairro (Lagoa Nova) em que estava localizado até virar “João Machado” e ser demolido em 2011 para a construção da “Arena das Dunas” destinada a Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário