Consulta

domingo, 30 de março de 2025

O arqueiro do gol inaugural do estádio "Castelão" (IX)

O goleiro "Juca" em entrevista na emissora FM do ex-vereador Aquino Neto/"No Ataque"

A foto mais conhecida de "Juca" no América

As informações que permanecem no imaginário coletivo e as imagens históricas do “Clássico Rei”

JOSÉ VANILSON JULIÃO

América: Juca, Batata, Cláudio, Djalma, Duda, Amaro (Osmar), Nunes, Bagadão, Carlos Alberto Nauva (Washington), Gonzaga (Petinha), e Chiquinho (Canhoto). Treinador: Gilson Gomes de Medeiros (Cido)

ABC: Erivan, Preta, Edson, Josemar, Anchieta, William, Gonzaga (Biu), Elias (Zé Maria), Jailson, Alberi e Soares (Odisser). Treinador: Wallace Gomes da Costa

As formações dos jogadores acima – com as substituições – são referentes as equipes do jogo preliminar ABC 1 x 0 América (William 20/2), com a principal Vasco da Gama 0 x 0 Seleção Olímpica, na abertura oficial do Estádio Humberto de Alencar Castelo Branco (domingo, 4/6/1972).

William, segundo em pé, a cara de "chinês"

40 mil torcedores compareceram a inauguração do “Castelão” – “João Machado” a partir do segundo semestre de 1989 – e proporcionaram a correta renda de Cr$ 151.200,00 (dez mil a menos do inicialmente divulgado pela Fundação de Esportes de Natal (FENAT).

Não somente estas informações e dados permaneceram na memória coletiva da cidade. Mas também são bem divulgadas e conhecidas – principalmente hoje com a facilidade da internet – as fotografias dos elencos do alvinegro e do alvirrubro.

Que posaram para os repórteres dos três jornais diários em circulação na época: “A República”, “Diário de Natal” e “Tribuna do Norte”. Estas imagens com os personagens que começaram o histórico jogo, portanto, serviram de ilustrações para esta série sobre o goleiro americano “Juca”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário