Consulta

sexta-feira, 28 de março de 2025

O arqueiro do gol inaugural do estádio "Castelão" (V)

Governador potiguar Cortez Pereira e a neta pousam de papagaio de pirata do Ron Montilla junto ao ABC antes da preliminar do clássico

"Juca", goleiro americano, entra em amistoso e três jogos oficiais, todos em maio, antes de tomar o gol e ficar permanentemente na história do futebol potiguar

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Após substituir o goleiro Severino Ramos da Silva (“Pompéia”) no decorrer do amistoso do 1 de maio (Dia do Trabalho) – América 0 x 1 ABC (“Biu”) – o arqueiro João de Deus de Souza (“Juca”) é mantido titular pelo treinador pernambucano Gilson Gomes de Medeiros (“Cido”) para mais um “amigável” (domingo 7) contra o Cosern e outra derrota pela contagem mínima (Edmundo 43/2).

Posteriormente, já realmente efetivado na equipe principal, são mais três jogos, agora oficiais, pelo campeonato estadual, até o amistoso festivo para inauguração do Estádio Castelo Branco (domingo 4): 3 x 0 Ferroviário (quarta-feira, 17), 1 x 1 Alecrim (domingo 28) e 1 x 0 Cosern (quarta-feira 31), com gol do “patrimônio” João de Deus Gondim Teodósio, o “Bagadão”.

Chega o grande dia e a torcida vaia. Não os atletas. Nem as autoridades. Um locutor entusiasmado anuncia, de vez em, quando uma canção com o cantor baiano do gênero brega, romântico e dor de cotovelo: Waldick Soriano (coluna “Roda Viva” no “Diário de Natal” da terça-feira 6).

O jornal Associado escala três repórteres fotográficos para a abertura: Paulo Saulo, Clóvis Santos e Eurípedes Franco. – O goleiro Juca não teve culpa no gol, embora se esforçasse para não ficar na história como aquele que sofreu o primeiro gol, diz o redator do texto da segunda-feira 5.

Mas não teve jeito: Alberi lança William, que dá alguns passos e marca... Jailson, aos 11 do segundo, recebe o cartão vermelho por insistentes reclamações, inclusive com palavrão ao árbitro no momento derradeiro.

Ao repórter Mário Dourado (Rádio Poti) disse que reclamara de uma falta. A emissora escala Hélio Câmara de Castro, Vicente de Almeida Filho, Everaldo Lopes Cardoso, José Augusto, Liênio Trigueiro, Carlos Alberto “Cuecão” (não é o futuro senador) e no plantão José Joaquim de Lira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário