Consulta

domingo, 30 de março de 2025

O arqueiro do gol inaugural do estádio "Castelão" (X)

Portugal em campo na "Mini Copa"/Acervo: J. Ribamar Cavalcante

O “trabalho” minucioso para localizar o exato jogo da segunda e rara imagem com “Juca” no América/RN

JOSÉ VANILSON JULIÃO

A pesquisa confronta fichas técnicas e encontra o exato jogo da rara fotografia e bem menos conhecida do goleiro João de Deus Souza, o “Juca”, no América/RN, pela temporada de 1972, após a inauguração do “Castelo Branco” e a aposentadoria temporária do “Juvenal Lamartine”.

O levantamento de anos de súmulas arquivadas – de fontes primárias (jornais antigos) – possibilitou a localização da partida em que ele aparece numa segunda imagem do alvirrubro como titular em outro amistoso, portanto não aquela, muito mais famosa, da inauguração do estádio.

A metodologia no primeiro momento foi bem simples. Primeiro elimina os jogos em que ele entra ainda com o acanhado e tradicional Estádio Juvenal Lamartine em atividade. A partir da partida em que ganha a posição do goleiro pernambucano Severino Ramos da Silva, o “Pompéia”.

Jogo este amistoso contra o ABC no Dia do Trabalho (1 de maio) até as vésperas da abertura do “Castelão” (domingo, 4/6), inclusos participações no campeonato estadual com a dispensa inesperada do “rival” após uma derrota na competição.

Com a paralisação do Estadual devido à realização de três jogos de seleções nacionais – Portugal, Irlanda (europeus) e Chile (América do Sul) na Taça Sesquicentenário da Independência, a “mini copa’ pela imprensa – o levantamento ficou muito mais fácil e foca em julho/setembro.

Nestes três meses o América entra em campo inicialmente para jogos amistosos, depois pelo Estadual e em seguida pelo campeonato nacional (primeira divisão), pelo qual “Juca” tem apenas uma participação, na estreia, e depois perde a posição para os novos goleiros contratados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário