Consulta

quarta-feira, 17 de maio de 2023

Garrincha provoca as lembranças das mamães

José Vanilson Julião

Eu já perdi as contas de quantas vezes o jornalista Rubens Lemos Filho cita dona Isolda Maria, e dona Maria do Carmo Melo, mãe e vovó, como torcedoras do América.

No domingo dedicado às mamães, o tradicional para comemoração explícita e promocional, me lembrei delas, e, por tabela, da minha, Damiana Ribeiro Julião, que aguentava as peripécias de cartola amador do meu pai, José Julião Neto, botafoguense e americano.

Por meras coincidências que a memória da vida leva a conceber. E tudo pelo acaso da leitura de uma pequena nota da imprensa esportiva.

Dona Maria do Carmo era fã número um do atacante João de Deus Teodósio, o "Bagadão", que, por dez anos (1966/76), vestiu a camisola vermelha, depois de uma ou duas temporadas no antigo Santa Cruz, licenciado em 1967 para nunca mais voltar.

E partiu dela o principal protesto contra um narrador da extinta TV Tupi, que resolveu destratar o atleta nordestino pelo curioso e inusitado apelido. Em 1975, durante a transmissão de um jogo contra o Vasco da Gama, em São Januário. A zebra que resultou em um milionário da loteria esportiva.

Os curiosos, saudosistas e pesquisadores volta e meia publicam reportagens antigas ou mencionam as vezes que o ponta-direita Manoel Francisco dos Santos, o "Garrincha", desfilou as pernas tortas pelo ralo gramado do acanhado e tradicional “Juvenal Lamartine”.

Depois de vestir a camisa do Alecrim em amistoso contra Sport (1968) e atuar pelo Flamengo, também em outro amistoso no JL (1969), contra o ABC, o antigo astro do Botafogo ainda esteve em Natal em novembro deste mesmo ano, mas sem entrar em campo.

O famoso "camisa sete" acompanhava a mulher, Elza Soares, em turnê pelo Nordeste. E foi entrevistado pela reportagem do "Diário de Natal" na sede americana antes de uma apresentação da cantora carioca.

Dias antes ele realizará um jogo exibição em São Luiz, capital maranhense, e logo depois o casal viajaria para Fortaleza.

O encontro com a imprensa Associada aconteceu antes do quarto e último jogo da decisão do campeonato estadual, entre o alvirrubro e o ABC, ocasião em que ele, segundo o jornal, desejou boa sorte ao elenco americano.

A apresentação acontece na sexta-feira (21/11), cinco dias antes de completar quatro meses da primeira exibição da artista na sede da Rua Rodrigues Alves (Tirol), com roteiro musical preparado pelo jornalista Rubens Manoel Lemos, expert no assunto samba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário