Consulta

sábado, 27 de maio de 2023

Jogador do ABC participa da fundação do Treze (XVI)

Os dois americanos convidados para amistosos pelo Galo da Borborema

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Página da "Vida Sportiva"

Na entrevista do antigo goleiro do Ypiranga, Luís Coutinho, o Lula, ao blog “Retalhos Históricos”, além de José Rodolfo de Lima (ABC), ele cita dois jogadores do América/RN como sempre convidados para defender o Treze em amistosos.

De Glicério o repórter praticamente nada sabe. Além de que foi atacante alvirrubro no bicampeonato estadual (1930/31).

Do segundo jogador há o nome completo e o apelido.

Trata-se de Arnaldo Costa da Silva, o “Poty”, que está na formação do primeiro jogo oficial da turma vermelha contra o ABC.

Pelo turno do campeonato da Liga (15/9/1918) com vitória do América (3 x 0), gols dele, do carioca Nilo Murtinho Braga – atacante do Botafogo e do Fluminense –, e Pinheiro (contra).

Se não estiveram no primeiro jogo do alvinegro de Campina Grande supõem-se que vestiram a primeira camisa com predominância da cor branca e o escudo primitivo no peito contra o Paysandu (Natal), uma dissidência americana (1928).

O mesmo “Poty” é quem levanta a taça do Torneio Início (16/2/1919) e levanta o primeiro campeonato estadual no mesmo ano.

Ainda em 1919 atua na vitória de 2 a 1 sobre um selecionado da Liga (atletas de branco e engravatados), conforme a revista carioca “Vida Sportiva” (24/5).

Na reprodução destaca-se, com camisa branca, o lendário goleiro Cazuza, que anos depois se bandeou para o futebol mossoroense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário