Consulta

sábado, 27 de maio de 2023

Jogador do ABC participa da fundação do Treze (IX)

Maestro Waldemar Ernesto, gaúcho e potiguar de coração, toca o baile de abertura da sede

Governador comparece a inauguração da primeira sede do alvinegro

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Em dois parágrafos e duas colunas a edição vespertina do “Diário de Natal” (sábado, 31/1/1959) resume a inauguração na manhã do mesmo dia da nova sede do ABC.

Dinater de Medeiros Mariz

Com missa (sete horas) e as 10h presença do governador Dinarte de Medeiros Mariz (Serra Negra do Norte, 23/8/1903 – Brasília/DF, 9/7/1984).

A noite (22h) baile a rigor abre a boate alvinegra, com a orquestra do maestro Waldemar Ernesto Hetzel (falecido na capital potiguar em 10/7/2015), encerra o jornal Associado.

O músico era gaúcho e radicou-se no RN (anos 50), fazia parte do “cast” da Rádio Poti e se apresentava nos salões do América e Aero Clube.

A maior cobertura fica para a edição dominical de “O Poti” (1 de fevereiro), que nascera diário vespertino em agosto de 1954, agora semanário. “43 anos, seis meses e 20 dias depois”, “ABC (de fraque)”, diz o impresso.

Com planta do arquiteto Aguinaldo Muniz e ao custo de cinco milhões de cruzeiros, enumera a mídia da cadeia do paraibano Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo.

Depois de 13 presidentes o mandatário de número 14 (eleito para o período 1956/62), o depois prefeito da capital, Ernani Alves da Silveira (Macau, 25/10/1925 – Natal, 17/3/2012), é o responsável pelo começo e término das obras.

Ernani Alves da Silveira

Com apoio do Conselho Deliberativo, entre eles os dirigentes José Reis e Firmino Firmo de Moura, inclusive determinando a emissão de títulos de sócios-proprietários.

 






FONTES/FOTOS

O Poti

Tribuna do Norte

ABC FC

Música do Gol

Robson Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário