Consulta

terça-feira, 30 de maio de 2023

Jogador do ABC participa da fundação do Treze (XXVI)

Transcrição confirma assinatura na ata de criação do Galo da Borborema

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Publicação do clube com o mascote

Não há mais dúvidas. As listas disponibilizadas considera fundadores quem assinou a ata de fundação: José Eloy Júnior, Antônio Fernandes Bióca, Olívio Barreto, Luiz Gomes da Silva, José Sodré, Zacarias Ribeiro de Vasconcelos (Zacarias do Ó), José Rodolfo de Lima, Alberto Santos, Osmindo Lima, José Casado de Oliveira, José de Castro, Plácido Veras e Amélio Leite.

A ordem na casa foi posta pelo “Campeões do Futebol” com a transcrição do texto documental, assinada pelo secretário interino Alberto Santos (7/9/1925) e aprovada pelo presidente na mesma condição, Antônio Bióca (quinta-feira, 10/9), quando é rotulado apenas de “Sociedade Esportiva”. O nome Treze é aprovado dez dias depois na terceira sessão da assembleia geral.

Batido o martelo sobre as dúvidas do nome, graças ao site de responsabilidade de Sidney Barbosa da Silva, é preciso destacar que, provavelmente, com a mudança e oficialização do novo estatuto, Zé Rodolfo tenha sido confundido com José Casado de Oliveira.

Quanto ao apelido e mascote surgem posteriormente a partir de expressão do poeta Murilo Buarque (Catende/PE – 21/8/1908 – João Pessoa/PB, 19/1/1971), patrono da cadeira 24 da Academia de Letras de Campina Grande (fundada em 8/4/1981), e nome de rua no bairro Cristo Redentor, capital paraibana.

Também autor de um dos hinos do clube foi fundador e primeiro presidente da instituição literária “Academia dos Simples” e colaborou em jornais e revistas nordestinos. Além de poesias esparsas, deixou um livro inédito, “As caveiras e outras elegias”. (“Luz na Madrugada”, 1ª ed., IDE, pág. 135.)

 

FONTES/FOTOS

Bíblia do Caminho – Testamento Xaveriano

Campeões do Futebol

Diário da Borborema

Arquivo pessoal Luciano Jordan

Paraíba Criativa

Paraíba OnLine

Portal do Curimataú

Recanto das Letras

Retalhos Históricos de Campina Grande

Trezegalo

Viva Real

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário