Consulta

sábado, 27 de maio de 2023

Jogador do ABC participa da fundação do Treze (XVII)

O atacante Aderson Eloy de Almeida fez o primeiro gol do Treze no Presidente Vargas 

Sobrinho de contemporâneo de Zé Rodolfo no Galo foi prefeito de Ceará Mirim

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Um dos colegas do abecedista José Rodolfo de Lima, pertencente ao primeiro elenco do Treze, tem relação afetiva com o Rio Grande do Norte e fez parte da história do Galo da Borborema por décadas.

A constatação não vem da atual série de reportagens, mas de pesquisas realizadas para o site cultural “Navegos”, momentaneamente sem atividade por decisão do editor Franklin Jorge.

Levantamentos estes feitos o ano passado para compor a série de textos sobre a visita do poeta amazonense Amadeu Thiago de Mello (1926 – 2022), em maio/1955 ao Ceará Mirim a convite do usineiro e político paraibano Odilon Ribeiro Coutinho.

O personagem em questão é o jogador e depois dirigente José Eloy Júnior, tio do falecido contador, gerente de usina e eleito prefeito do município para mandato de quatro (1963/66), Aderson Eloy de Almeida (4/4/1914).

Aderson também seguiu os passos do tio e foi atacante Galo da Borborema. Inclusive, participa da inauguração do Estádio Presidente Vargas (17/3/1940) em jogo que dá o título do campeonato citadino ao opositor.

O PV foi aberto com Galo 3 x 3 Ypiranga (a equipe do antigo goleiro Luís Coutinho, o Lula), pela temporada de 1939, gol inaugural de Alcides (adversário), enquanto Aderson anota o primeiro gol do Galo no estádio.

Deputado Argemiro de Figueiredo

O pontapé inicial do jogo coube ao interventor federal na Paraíba, Argemiro de Figueiredo (1901 - 1982), que apoiou e contribuiu para a escolha do nome da praça esportiva (Bairro São José) homenageando o caudilho gaúcho.

Aderson ainda vestiu a camisa alvinegra do Botafogo de João Pessoa, capital paraibana, onde estuda, e do Sport Clube Recife, quando servia o Exército na capital pernambucana.

 

FONTES/FOTOS

Ceará Mirim Livre (João André Neto)

Navegos

Retalhos Históricos de Campina Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário