Consulta

sexta-feira, 26 de maio de 2023

Jogador do ABC participa da fundação do Treze (VII)

Jornal Associado anuncia e apoia demolição do “MLF” e construção da sede

JOSÉ VANILSON JULIÃO

O América tinha o campinho ao lado da sede, na Campos Sales, e com o encerramento do Mundial (1950) se ventilava até 1955 a construção de moderno estádio para substituir o acanhado e tradicional “Juvenal Lamartine”.

Era também o que se discutia entre os dirigentes alvinegros. Mesmo com a desativação do “Maria Lamas Farache” para dar lugar a sede, outro, com o mesmo nome, seria erguido em terreno adquirido no Morro Branco.

Ainda sem adequação necessária para um grande clube o “Diário de Natal” (sábado, 15/1) anuncia que o elenco parte da “sede” da Rua Potengi, ao meio dia para amistoso contra o Treze em Campina Grande.

Enquanto nada era definido o América pensava na construção da sede náutica e o tricolor Santa Cruz Esporte e Cultura já pretendia construir uma sede na Praia do Meio. Até o “Pâmpano”, dos “pescadores”, pensava nisso.

A primeira menção concreta do plano do ABC é veiculado na página dois (“Editoriais”) do então diário vespertino “O Poti” (sábado, 2/4). Com o comentário “Um plano elogiável”.

Diz o primeiro parágrafo: - Pretende o ABC demolir a sua atual praça de esportes loteando os terrenos que dão frente para a rua Seridó afim de construir, na parte da rua Potengi, a sua futura sede com jogos de salão, biblioteca, restaurante e outros setores ligados as suas atividades...

Segue: - O produto a ser apurado com as vendas dos lotes seria empregado na aquisição de outro terreno de maiores dimensões para a praça de esportes com as dimensões regulamentares... O que existe hoje é realmente um monstrengo que nem serve para a prática do futebol e nem pode ser digno das tradições do clube.

Mais: - O ABC deveria ter uma sede condigna e o local se presta para isso... Por outro lado não constitui segredo para ninguém que é velho plano do governo utilizar parte do terreno para o colégio estadual e essa medida só terá efeito se for demolida a atual praça de esportes, que disso só tem o nome.

Ainda: - Agiram bem os diretores do ABC quando na salvaguarda dos seus direitos que poderiam em futuro ser discutidos, mandaram murar o terreno. Foi elogiável, também, a época, o esforço feito para construir um local de treinamento...

“Hoje, porém, o desenvolvimento da cidade, as construções residenciais, e a necessidade de uma sede decente impõe a demolição do que foi feito com sacrifícios, mas que atualmente está totalmente superado pelo progresso da cidade e pelas necessidades do próprio clube”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário