Consulta

sexta-feira, 26 de maio de 2023

Jogador do ABC participa da fundação do Treze (VI)

Aposentadoria do primeiro “Maria Lamas Farache” para construção da primeira sede

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Depois do América FC inaugurar a primeira sede própria em 1948 em 1959 é a vez do ABC

Em 4 de agosto de 1944 era um campinho de terra batida e local para treinamentos do Juventus, dos jovens Aldo (filho do antigo craque americano e panificador Abel Viana), o futuro jornalista fundador da Associação dos Cronistas Esportivos Erildo L’Eraistre Monteiro (irmão do padre Eymard) e Luiz Carlos Abott Galvão (o presidente que ousa inscrever o time no Estadual nas temporadas 1947/49 e chega a vencer o América).

O time que tomou o nome do clube paulista da camisa grená ou vinho é até alvo de crônica do farmacêutico formado no Recife, colaborador assíduo de “A Ordem”, e que depois se bandeou para Currais Novos, onde montou farmácia, atua na imprensa como correspondente do Jornal Associado, no esporte como dirigente e se elege vereador (1950/51) e depois em Ouro Branco. “Uma afirmação juvenil de nossa terra.” (sábado, 2/9/1944).

Ainda no jornal católico Abott Galvão é o alvo de “Através dos esportes – O Juventus” (24/1/1945), assinatura “Cruzmaltino”, provavelmente o pseudônimo do Vicente Farache Neto ou Roberval Pinheiro Borges, antes de se passarem alternados e separadamente para o “Diário de Natal” e “Tribuna do Norte” na década seguinte (antes e depois da Copa do Mundo/1950).

Seis anos após receber o nome oficial “Maria Lamas Farache” (1950) e abrigar jogos de clubes amadores suburbanos, de equipes colegiais e servir até mesmo para solenidades militares, é desativado.

Mas com a glória de abrigar os amistosos do “Abecezinho” durante o licenciamento (1952) até o primeiro semestre do ano seguinte e também ser palco de uns dois ou três amistosos contra times “pequenos” com o elenco principal.

Os primeiros movimentos para outra serventia do terreno começaram em 1955 e só terminaram no ano seguinte com a decisão de se construir uma moderna sede para o ABC.

 

FONTES

A Ordem

Diário de Natal

O Poti

ABC FC

Cerro Corá News

Documenta Currais Novos

História do Futebol

Passei Direto

Nenhum comentário:

Postar um comentário