Consulta

domingo, 28 de maio de 2023

Jogador do ABC participa da fundação do Treze (XIX)

Recorte de jornal pode confirmar o mesmo jogador para os dois clubes

JOSÉ VANILSON JULIÃO


A pesquisa para a inédita e exclusiva série não encontra nenhuma fotografia original do elenco do alvinegro potiguar que possa comprovar que José Rodolfo de Lima possa ser o mesmo atacante que participa da fundação do e do primeiro amistoso (valendo até taça) do também clube preto e branco de Campina Grande.

Porém reportagem do falecido jornalista Everaldo Lopes Cardoso para o “Diário de Natal” (anos 60), sobre primeiro bicampeonato da Liga conquistado pelo ABC (1928/29), é ilustrada com mesma fotografia com pose da onzena, na qual está o nosso personagem principal.

O repórter verifica primeiro o antigo flagrante na página esportiva da desativada mídia impressa da capital potiguar. Com o detalhe de que a original disponibilizado na coleção de jornais da Biblioteca Nacional (Brasília/Distrito Federal) e a reprodução dificultam a visualização.

A reportagem é impressa pelo sistema de linotipia (provas com chumbo derretido e por isso chamado de “composição a quente). A tecnologia “offset” (“a frio”), implantada no primeiro semestre de 1970, melhora sensivelmente a nitidez das imagens e acaba com as falhas no texto.

Explicada a mudança tecnológica que poderia ter favorecido a melhor visão para reafirmar que os dois "Zé Rodolfo”, o primeiro agachado no “fac-símile” (site “História do Futebol” – 1/11/2017), são a mesma pessoa.

Pela singularidade do rosto nas fotos publicadas até agora, e tem a mesma cor de pele (branca). Pois o articulista ainda admitia que o atacante abecedista poderia ser negro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário