Consulta

quinta-feira, 25 de maio de 2023

Jogador do ABC participa da fundação do Treze (I)

Revelação inédita é desconhecida dos pesquisadores potiguares e paraibanos

José Vanilson Julião

Antônio Fernandes Bióca, o dono da bola

Na pesquisa para elaborar o almanaque do América – com fichas dos jogos e jogadores desde a fundação – encontro assuntos curiosos dos outros clubes mais tradicionais do RN: ABC e Alecrim.

Um tema interessante é a descoberta de que um atleta do alvinegro dos anos 20/30 está entre os 13 amigos (daí o nome da agremiação) que fundam o Galo da Borborema em Campina Grande.

A primeira prova concreta é a carta aberta aos dirigentes do ABC, em que o autor, José Rodolfo de Lima, desabafa que os antigos jogadores não são lembrados pela diretoria.

Ele menciona colegas e, principalmente, o mais importante mentor do Treze, Antônio Fernandes Bióca (1894 – 1996), um dos introdutores do futebol na Paraíba, com a bola vinda do Rio de Janeiro.

O texto denúncia é publicado no "Diário de Natal", na segunda metade dos anos 50, e o cruzamento de informações em blogs e sites paraibanos são outras provas incontestes que robustecem a primeira.

Como fotografias, depoimentos e artigos. Assim inauguramos a série com minúcias publicadas pela primeira vez na imprensa potiguar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário