Consulta

sábado, 6 de setembro de 2025

A camisa "Gloriosa" no interior nordestino

Botafogo em Cerro-Corá: João Guimarães, Ivan, Geraldão, Zé Maria, Carlinhos, Joselito, Dó, Quita, Doval, Neto e Maurício/CEDIDA


RODAPÉ DE PÁGINA

Coluna semanal

(José Vanilson Julião)

1 – A fotografia acima é da época, anos 60/80, em que os clubes brasileiros tinham camisas espalhadas pelos estados nordestinos. E não se viam as camisolas dos clubes europeus. Principalmente espanhóis, italianos e ingleses.

Dizem que esse "Botafogo" aí na verdade era a "Ponte Preta" (anos 80). Mas como não encontraram camisas da "Macaca" de Campinas, interior paulista, o jeito foi se virar com o uniforme "Glorioso"!

2 – Embora as camisas estejam com o padrão do Botafogo, a outra versão, treinado pelo mecânico "Chico Né", tambem no campo de chão batido do Estádio Othon Osório de Barros, cuja família e pai, Manoel Osório, foi um dos primeiros moradores de Cerro Corá/RN.

Aparecem: Chiquinha de Manoel Severiano, namorada do Técnico Chico Né e hoje esposa. Chico Né, Alcindo de Dona Neidá, João Guimarães (dono desta foto pescada no Orkut), Cícero Bufa, Geraldão e Neto de Inácio Canário (vítima de assassinato).

Agachados: Raimundo Costa (roupeiro), Marquinhos de Valdemar, Garrincha, Maurício (irmão de Raimundo), Dedé de Germino, Carlinhos de Inácio Canário (irmão do finado Neto) e Dódó de Cícero Caboclo.

Se não me engano, esse garotinho com a blusa levantada é Antônio, filho do Paulo da Pedra, ele é irmão do Dida, acho que ambos moram no RJ (filho de Dona Dalva Passo).

Segundo texto condensado e retirado do blog “Cerro Corá News” (27/4/2011), do mano José Valdir Julião, outro botafoguense, assim como o blogueiro.

As lindas camisas do Campo Grande/RJ

3 – No replay
do primeiro gol (37m16 segundos) de Brasil 3 x 0 Chile (Eliminatórias) a câmara da TV foca a comemoração da torcida e vejo um jovem com a camisa alvinegra do suburbano Campo Grande Atlético Clube do Rio de Janeiro. A foto ilustrativa (ao lado) é do lançamento da nova camisa em meses bem anteriores e retirada de página social.

Nada demais para quem estava acostumado a ver a bandeira e a camisa com a "Estrela Solitária" do Botafogo de Futebol e Regatas nas arquibancadas do Estádio Mário Filho, no bairro do Maracanã, no Canal 100 nos cinemas durante o período 1969/1974.

4 – Excelente aquisição do jornalista Zidney Marinho como repórter para a página esportiva do diário matutino "Agora RN". ZM ainda mantém o canal de vídeo do ABC no YouTube?

Notório torcedor alvinegro ele fez o TCC de final de curso com a história do artilheiro Wallyson. O garoto me surpreendeu pelo bom texto e escolha dos assuntos nas reportagens.

Wallyson recebe a placa dos
100 jogos pelo ABC FC

Na imagem
Rodrigo Mendonça e Zidney Marinho entregaram placa comemorativa de 100 jogos do a Wallyson pelo ABC. Marca completada na derrota do alvinegro, por 1 x 2, para o Mirassol, em novembro de 2023.

5 – Muita gente torcia o nariz para a transformação do ABC numa SAF. Agora apontam uma sociedade anônima futebol como solução a curto e médio prazos para o financeiro alvinegro.

6 – Continua a moda de repórter querer ensinar os coleguinhas de sites, blogs, rádios e canais de tv concorrentes a trabalhar.

Em 50 anos de acompanhamento da cobertura esportiva nunca vi isso. Começou, praticamente, com mais intensidade, o ano passado.

E parece que tem endereço conhecido e certo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário