Consulta

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Fundador do ABC funda dois alvinegros no interior (VIII)

Vicente Neto no time do "Centro"

Sólon Rufino Aranha, fundador, e Vicente Farache Neto, treinador, juntos em festival de futebol filantrópico em favor do orfanato

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Com o retorno de Mossoró e a inclusão na atividade náutica no centenário da Independência (1922) a pesquisa dá um salto de pouco mais de uma década, quando A Ordem (domingo – 25/8/1935) situa o múltiplo Sólon Rufino Aranha no festival filantrópico de futebol em benefício do orfanato “Padre João Maria”.

A programa esportiva dominical no tradicional Estádio Juvenal Lamartine, na Avenida Hermes da Fonseca, no bairro do Tirol, começa às 15 horas com o jogo entre “veteranos estaduais, interestaduais e internacionais”, arbitrado por Doria Correia.

Com os times patrocinados pela Associação Feminina de Atletismo (AFA) e pelo “Centro Sportivo Natalense”, aquele mesmo tricolor fundado em 1918, transformado em rubro-negro Clube Atlético Potiguar (CAP) no começo dos anos 40.

Entre titulares e reservas nomes bem conhecidos: Abel Viana (ex-goleiro americano), Heraclio “Tolaco” Fernandes” (antigo atleta alvirrubro), Francisco Canuto (outro dos irmãos Canuto do América) e Aristófanes Trindade (diretor do Santa Cruz/PE e fundador do homônimo potiguar).

Mais: Campista, Alzir Leal, os irmãos Antônio e Vicente Farache Neto (ex-jogador e treinador alvinegro), Arhur Martins, Álvaro Pires (antigo jogador abecedista), Joseph Brown, Aguinaldo Vasconcelos, Eric Gordon (vice-cônsul inglês) e Eneas Reis (fundador do ABC).

O pessoal de apoio – árbitros, cronometristas, médicos, enfermeiros, padioleiros, com reservas e substitutos – entre outros, Odilon de Amorim Garcia, João Tinoco, José Pinto Júnior, Floriano de Sá Peixoto, Aparício Martins, Sólon Rufino Aranha e José Carlos Leite (dentista).

O redator do jornal diário vespertino católico até tira uma onda: - Com todos esses aparatos não haverá jogo violento... O segundo e principal partida, amistoso, envolve “as adestradas esquadras” do ABC e América. Em disputa 15 medalhas oferecidas pela comissão julgadora.

RESULTADOS

Na edição da terça-feira (27) o impresso diz que os antigos jogadores se saíram muito bem até o cansaço natural, ironiza, aparecer. Termina empatado “AFA” 4 x 4 “Centro”. Na principal ABC 8 x 0 América. Isso mesmo...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário