Consulta

quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Replicado tema do primeiro América/RN x Santa Cruz/PE

Santa Cruz: Dadá, Marcionilo, Fernando Melo, Julinho Fernandes, Sebastião da Virada, Ernani Zolocowick, Cachorrinho, Limoeiro, Tará, Lauro Monteiro e Estevam. Imagem restaurada por Inteligência Artificial em cortesia do jornalista Antônio "Tota" Farache (site “Os Libertários")

Segundo jogo das quartas pela Série D coincide com feriado nacional do primeiro amistoso

Jota Valdeci

Especial

Na última semana de agosto o JORNAL DA GRANDE NATAL publica uma série exclusiva de cinco reportagens abordando os primeiros jogos amistosos envolvendo o Santa Cruz/PE x ABC, América e Alecrim:

"As primeiras partidas América/RN x Santa Cruz/PE" (quinta-feira 28), "Santa Cruz enfrenta América e ABC na excursão" (28), "Vantagem Tricolor x alvirrubro em amistosos" (29), "A ampla vantagem Coral contra ABC" (29) e "Alecrim foi osso duro para o Santa Cruz/PE" (30).

PURA COINCIDENCIA

Nesta noite o "Globo Esporte" recifense sai com esta reportagem assinada pelo repórter João de Andrade Neto: "Decisão do acesso na Série D será no aniversário de 91 anos do primeiro Santa Cruz x América-RN".

Diz o "GE" pernambucano: "Jogo disputado em 7 de setembro de 1934 terminou com vitória coral com gols de Tará, ainda hoje o maior artilheiro do clube; e foi "aperitivo" para triunfo histórico sobre seleção brasileira."

- No próximo domingo, feriado da Independência, América-RN x Santa Cruz entram em campo, na Arena das Dunas, para decidir o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. Exatos 91 anos depois da primeira vez que os dois clubes estiveram frente a frente.

Continua: - O grande destaque da primeira vitória do Santa Cruz na história contra o América-RN foi o atacante Humberto de Azevedo Viana (1914 – 2000), o “Tará”, ainda hoje o maior artilheiro da história do clube com 207 gols entre 1931 e 1949.

Encerra assim: - Em 1934 o Santa Cruz faz história ao ser o primeiro clube a derrotar a seleção nacional.

Em 10 de outubro os tricolores venceram por 3 a 2 a equipe que retornava da Copa do Mundo (Itália), gols de Zezé Fernandes (2), Sidinho, Patesco e Waldemar de Brito (o descobridor de Pelé).

 

FONTES/IMAGENS

Diário de Pernambuco

Futebol 80

Globo Esporte

Jornal da Grande Natal

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário