Consulta

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

O time mossoroense dos irmãos Canuto é alvirrubro!

O editor do blog suspeita de que ao lado do professor Eliseu Viana está um dos fundadores do ABC Futebol Clube, sete anos antes, em Natal, Sólon Rufino Aranha, filho do livreiro Fortunato Aranha

ARTE: jornalista Sérgio Melo/História do Futebol

O alvirrubro Centro Esportivo Mossoroense (CEM) é fundado no domingo (21/11/1920). 
O campo ficava na antiga "praça do Hospital", atual Rua Juvenal Lamartine, no bairro Bom Jardim, em Mossoró/RN (Região Oeste).

Diretoria: Gentil Soares e Silva (presidente), Manoel Rodrigues das Chagas (orador), Manoel Soares de Miranda (tesoureiro), Genipapo Fernandes (adjunto-tesoureiro) e Paulo de Albuquerque (diretor esportivo).

A ideia para o surgimento do Centro parte de dirigentes do alvo-celeste Humaitá com o objetivo de contar de ter um aliado nas reuniões da liga local. Em oposição ao alvinegro Ypiranga. Mas o Centro toma outro rumo e se torna aliado do Ypiranga.

A formação inicial centrista: Loureiro, Toinho, Nino, Joca Delfino, João Batista Pinto, Pio Xis, Carlito Santiago, João Nogueira Filho, Humberto Mendes, José Soares e Zeca Matias.

Praticamente a base que participa da primeira competição oficial entre dezembro de 1921 e o começo de 1922.

A Liga Mossoroense de Futebol (LMF) promove o torneio e marca o primeiro enfrentamento contra o Humaitá (25/12). Vitória centrista pela contagem mínima (Nunes).

Formação: Cazuza (goleiro que havia sido dispensado pelo América por suposta indisciplina), Cabeleira, Navegantino, Joca, João Batista, Pio Xis, Olavo, Luisinho, Eurico, Bobô e Gim.

 

FONTES/IMAGENS

Diário de Pernambuco

Tribuna do Norte

Datatrindade

Gerson Rodrigues

História do Futebol

Jornal da Grande Natal

Olivar Monte

Azevedo, Lupercio Luiz de Azevedo – “Futebol de Mossoró – Pequenas Grandes Histórias”

Nogueira, Manoel Leonardo - "Esboço Histórico do Futebol Mossoroense"

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário