Consulta

sábado, 27 de setembro de 2025

Fundador do ABC funda dois alvinegros no interior (IX)

O escritório da agência de seguros ficava no térreo da Livraria Cosmopolita na Ribeira

Centro Náutico Potengi/CNP: Rua Chile 38

Sólon Rufino Aranha agenciador de seguros de companhia italiana e eleito para a diretoria do Centro Náutico Potengi

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Com o amadurecimento esportivo o personagem passa a integrar-se em outras atividades. A Ordem (sexta-feira – 4/10/1935) divulga uma pequena lista de 18 pessoas que enviam auxílios para a construção do Colégio Nossa senhora das Neves. Sólon Rufino Aranha entre elas.

No mesmo mês, numa sexta-feira (26), pequena nota no diário vespertino católico divulga uma nova atividade profissional de Sólon Aranha, quando passa a representante de uma empresa de seguros com cem anos de atividade. A Companhia Adriática, fundada em Trieste, Itália, a 9 de maio de 1833.

A empresa italiana trabalha com seguros contra fogo, marítimo, ferroviário, acidentes pessoas, responsabilidade civil e seguro de vida. Não é mera coincidência: o escritório da agência no andar térreo do prédio da Rua Doutor Barata, 172, no bairro da Ribeira. O mesmo da Livraria Cosmopolita, do pai, o paraibano Fortunato Rufino Aranha.

Em meio aos afazeres cotidianos e profissionais Sólon Aranha ainda encontra tempo para ocupar um cargo na recém eleita diretoria do Centro Náutico Potengi (A Ordem – 19/11/1935). O impresso divulga comunicado (24/10) sobre a eleição (22/9 e 6/10) e posse da nova direção.

Diretoria de honra (reeleita) – Francisco Ivo Cavalcante (presidente), Aníbal Calmon Costa (vice) e Luís Potiguar Fernandes (orador) – um fundador do ABC. Diretoria efetiva (reeleita): Severino Ferreira Viana (presidente), Sólon Aranha (vice), Rivaldo Vieira de Melo (secretário), Edmundo de Melo Lima (segundo-secretário), Adriano Rocha (tesoureiro), Astrogildo Segundo (diretor de regatas) e Cirilo Maia Moura (vice de regatas).

Comissão Fiscal: Lucílio Leite, João Bezerra de Melo e João Paulino de Albuquerque. Suplentes: Othon de Oliveira, Arlindo Aurélio de Miranda e Dante de Melo Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário