Consulta

sábado, 1 de novembro de 2025

O quinto jogador americano da família Canuto (VI)

Clube de Teresina, capital piauiense, ganha do América em casa e empata no "Juvenal Lamartine"

JOS
É VANILSON JULIÃO

Encerrada a fase de amistosos pós retorno do licenciamento e passado o Torneio Início o atacante Creso Guanabara de Souza ainda passa dois jogos oficiais Santa Cruz/RN e Alecrim sem ver a cor da bola.

A estreia na competição estadual somente vem a ocorrer, ainda no primeiro turno, contra o Clube Atlético Potiguar (domingo 26/6/1966), com a surpreendente derrota pela contagem mínima.

Creso toma mais uma série de chá de banco para entrar em amistoso tipo jogo-treino, contra o amador Sport de Ceará-Mirim (domingo 21/8), com vitória (4 a 1), na região metropolitana de Natal. Faz o único gol com a camisa vermelha.

Somente depois, já no returno, é que Creso Guanabara atua pela última vez pelo alvirrubro (sábado 17/9), também contra o rubro-negro CAP, mas desta vez com vitória apertada (2 x 1).

O XARÁ

Creso Guanabara reaparece no alvo e azul Riachuelo Atlético Clube, o RAC ou time naval na temporada de 1968, ano em que, coincidentemente, o América/RN contrata um jovem promissor com o nome Creso Marques da Silva (Natal/RN, 1/5/1949).

Vindo como revelação do juvenil do Clube Atlético Potiguar Creso Marques faz sete partidas pelo América/RN, seis oficiais e um amistoso: cinco pelo campeonato estadual, uma pela Taça Brasil e o amistoso.

A estreia com derrota em amistoso (1 x 2) contra o Riachuelo (domingo 17/3). A primeira aparição oficial contra o Alecrim (quarta-feira 24/4) e mais uma derrota (1 x 2). A última participação no Estadual: 0 x 2 Riachuelo (quarta-feira 17/7).

Pela competição nacional enfrenta o Piauí Esporte Clube (domingo 4/8) no Estádio Lindolfo Monteiro (Teresina). O clube local vence (2 x 0). Na volta o Enxuga Rato (apelido do clube piauiense) empata (1 x 1) em Natal (domingo 11/8).

O segundo Creso entra em campo pela última vez com a camisa alvirrubra no amistoso contra o Ferroviário de Natal (quarta-feira 11/9). Jogo sem abertura de contagem.

 

FONTES/IMAGEM

Diário de Natal

O Poti

Tribuna do Norte

Federação Internacional de Estatísticas de Futebol

Site do Buim (Severino Filho)

Súmulas Tchê