Consulta

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Do campo de futebol mossoroense para a academia (I)

Arte: Sérgio Mello/"História do Futebol"

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Recentemente, em sete reportagens com personagens diversos, paralelos e contemporâneos pelo comum das abordagens, aparece uma personalidade histórica do futebol mossoroense do final dos anos 30 ao começo da década de 50.

No caso o centromédio “Loulinha”, Aires de certidão de nascimento. Ele é mencionado primeiro na reportagem: “O verdadeiro pai da obra que marcará a redenção do futebol mossoroense” (6/9/2023).

Título aproveitado da imprensa sobre a inauguração do Estádio Leonardo Nogueira (domingo, 4/6/1967).

Quando ele desfila pelos veteranos antes do aperitivo principal: o amistoso entre o selecionado mossoroense e o Ceará Sporting (0 x 2).

Ainda em 2023 (7 de dezembro) aparece na sétima reportagem da série “70 anos do passamento do artilheiro alvinegro Xixico”.

Referente ao atacante cearense Francisco Rodrigues dos Santos, oriundo do tricolor Fortaleza para o ABC, pelo qual atual entre 1930/40.

É relatado que “Xixico” joga pelo América, emprestado pelo alvinegro, no amistoso contra o Centro Esportivo Mossoroense (CEM), com Loulinha no elenco do clube preto e branco visitante. Derrota alvirrubra, 1 x 3 (sexta-feira, 6/1/1939).

Em julho deste ano (segunda-feira 7) é citado em outra série, agora sobre o contemporâneo e médico José Arset Leão de Moura, antigo atacante com passagens pelo Potiguar de Mossoró, América, ABC e Náutico.

E por fim, nas últimas semanas deste mês, aparece em quatro reportagens da série “Desvendando o mistério do goleiro Zé Augusto”.

No caso o cearense José Augusto Lopes, do Fortaleza, Estrela do Mar de Fortaleza e Maguari, requisitado para o futebol mossoroense em amistosos.

Esta nova abordagem com ele tem como pano de fundo a passagem pelo antigo Humaitá de Mossoró e citação do apelido em um trabalho de professores universitários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário