Consulta

sábado, 30 de agosto de 2025

Do campo de futebol mossoroense para a academia (III)

O missivista Lauro da Escóssia

Segundo personagem principal: autor da carta, na qual é citado o futebolista “Loulinha”, ao escritor Raimundo Nonato da Silva

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Como presidente da Fundação José Augusto (Gráfica Manimbu), Valério Alfredo Mesquita, promoveu a edição do livro "Memórias de um jornalista de Província" (1981), com "orelha" de um dos personagens da série já focado, o escritor Raimundo Nonato da Silva, prefácio de Dorian Jorge Freire e capa de Vicente Vitoriano.

Na época Lauro da Escóssia (14/3/1905 – 19/7/1988) era diretor do Museu Municipal (fundado em 1948 hoje leva o nome dele desde 1991 como iniciativa do vereador Júnior Escócia e sancionado pela prefeita Rosalba Ciarlini Rosado).

A obra foi reeditada no centenário de nascimento do publicista, sendo vinculada, de primeira, como o volume CLVI da "Coleção Mossoroense". Lauro ainda escreveu, inclusive, sobre os primórdios do futebol local, sendo fonte importante de pesquisadores que vieram depois.

Dorian Jorge Freire escreveu prefácio do livro

O jornalista mossoroense Bruno Barreto pesquisa, toma depoimentos (família e amigos) e escreve o 'Decano do jornalismo chega aos 100 anos de história", fonte importante para um dossiê destinado a um trabalho do jornalista e ex-vereador de Lagoa Nova (Região do Seridó), Eliabe Alves (editor do "Jornal da Serra").

Lauro foi responsável pela reabertura de "O Mossoroense", a grande paixão da vida, em 1946, com a ajuda de Jorge Freire de Andrade, Ving-ut Rosado e José Augusto Rodrigues.

Como repórter o ponto alto em 1927 é a cobertura da invasão do bando do pernambucano Virgulino Ferreira da Silva, o "Lampião", a principal cidade da Região Oeste do Rio Grande do Norte.

Quando entrevista o cangaceiro "Jararaca", ferido de morte, antes do interrogatório pela polícia. Este é considerado um dos maiores furos de reportagem da história da imprensa potiguar, pelo qual o jornal, com 5.400 exemplares, atingiu a maior vendagem da história.

 

FONTES/IMAGENS

O Mossoroense

Tribuna do Norte

Blog do Barreto

Family Search

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário