Consulta

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Minibiografia da patrona "Maria Lamas Farache" (IV)

Panorama do Estádio General Severiano, do Botafogo Futebol Clube, em 1923, local dos jogos de futebol do campeonato acadêmico em dezembro de 1925/MUNDO BOTAFOGO

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Depois dos exames na Faculdade de Economia (janeiro/1923) e em novembro do mesmo ano se submeter as primeiras provas escritas para a Faculdade de Direito é ainda no Rio de Janeiro que o estudante norte-rio-grandense Vicente Farache Neto começa a tomar gosto pelo esporte fora de competição.

“O Paiz” (quinta-feira 15/10/1925) diz que o potiguar Farache Netto – com dois N – se envolve no final do ano letivo com a organização do primeiro campeonato acadêmico, sendo um dos representantes das 12 faculdades listadas pelo periódico.

Vicente é apontado como representante em reunião na sede da Associação dos Cronistas Esportivos pelas faculdades de Direito carioca e São Paulo.

Quando fica estabelecida as competições em seis modalidades esportivas: basquetebol, voleibol, futebol, atletismo, tênis e cabo de guerra.

Os jogos de futebol são realizados no Estádio General Severiano, do Botafogo Futebol Clube, transformado em Futebol e Regatas somente em dezembro de 1942.

Com a fusão entre o BFC e o Clube de Regatas Botafogo, fundado em 1894 e também alvinegro, saindo as iniciais das letras e entrando a “Estrela Solitária” no escudo.

O curioso: “Farache Netto” aparece nas sessões esportivas em Concurso de Palpites promovido pela Associação dos Cronistas do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário