Consulta

sábado, 2 de agosto de 2025

River Plate campeão do Torneio Maria Lamas Farache (I)

Estádio Maria Lamas Farache, o primeiro com este nome, em Petrópolis, é uma homenagem a esposa do "faz tudo", Vicente Farache Neto. Ao lado o colégio "Atheneu", construído em terreno desmembrado do original, que pertencia ao ABC

O "italiano" Vicente F. Neto

JOSÉ VANILSON JULIÃO

A recente parceria informal do blog com o competente e detalhista pesquisador natalense Arthur Pierre dos Santos Medeiros tem rendido abordagens, assuntos e temas inéditos.

Os furos de reportagens começaram há pouco mais de uma semana com a identificação da imagem de um time de futebol amador como sendo o então desconhecido "Cruzmaltino".

Posteriormente ocorre outro encontro ainda mais sensacional: o time de futebol da A. I. P. No caso a sigla do "Indicador da Agência Pernambucana", de Luiz Romão.

Famosa pela rede de autofalantes que retransmitiam o noticiário da “British Broadcasting Corporation”, do famoso acrônimo BBC, a emissora de rádio londrina, durante a II Guerra.

Além disso os nomes dos jogadores dessas três equipes, com o “Cruzmaltino” jogando contra as outras duas em 12 de março e 1 de maio de 1939, respectivamente contra o “AIP” e “River Plate”.

Nas próximas horas o detalhamento de mais um furo de reportagem conjunto – Jean Pierre e o "Jornal da Grande Natal" – sobre o "Torneio Maria Lamas Farache", conquistado pelo “River Plate” natalense.

MLF (1906 – 1949) é a esposa do dirigente, conselheiro e treinador abecedista Vicente Farache Neto, redator do vespertino “A Ordem” na época do falecimento dela, aos 43 anos, e no ano seguinte responsável pela página esportiva do recém fundado matutino “Tribuna do Norte”.

Maria Lamas Farache deu nome ao primeiro estadinho abecedista, no bairro de Petrópolis, construído em 1950 e em atividade ao menos durante quatro anos.

Inclusive sediando um amistoso (maio de 1953) do alvinegro contra o tricolor Santa Cruz no retorno do licenciamento de um ano em 1952.

Ela dá nome ao atual estádio no bairro de Ponta Negra, sendo um dos pontos altos do complexo esportivo que leva o nome, é claro, de Vicente Farache Neto.

Diretores do alvinegro na parte interna na pequena arquibancada em 1950. Dá até para se notar as iniciais ABC, ao contrário, em cima do muro na frente do estadinho. O "MLF" deu lugar a sede do final da década


FONTES

A Ordem

A República

Diário de Natal

O Poti

Tribuna do Norte

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário