Consulta

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Homenagem ao volante baiano Afonsinho do América/RN

América (1973): Luiz Carlos Scala, Ubirajara, Mário Braga, Zé Emídio, Afonsinho, Cosme, Macarrão (massagista), Almir, Careca, Santa Cruz, Hélcio e Gerásio Nunes

JOSÉ VANILSON JULIÃO

O meio-de-campo Afonso Souza da Cunha (Salvador, 17/11/1941 – Natal, 1/9/2025) estreia no amistoso interestadual América 1 x 1 Botafogo de Futebol e Regatas.

Na partida noturna do Estádio Castelo Branco (quarta-feira – 31 de janeiro de 1973) o alvinegro carioca se apresenta com um elenco misto de juvenis ou reservas.

Dos titulares, acompanhado pelo cantor mineiro Agnaldo Timóteo, atuam Nei Conceição, Carlos Roberto e o argentino Rodolfo Fischer, o “El Lobo”.

Pelo clube da “Estrela Solitária” marca o desconhecido Josias (25 do primeiro tempo) e pelo alvirrubro potiguar o meia Washington (15 da etapa complementar).

Afonsinho entra em campo com a camisa vermelha pela última vez em jogo do campeonato nacional (domingo – 19 de maio de 1974).

América 0 x 0 Desportiva Ferroviária do Espírito Santo. A foto ilustrativa da reportagem é de um jogo entre o América e a Portuguesa de Desportos ou Flamengo.

Únicos jogos do Brasileiro de 1972 em que Afonsinho e o pernambucano Gerásio Nunes (jogou em duas oportunidades e no ABC) entram de saída em conjunto.

Foi um dos contratados no começo da temporada de 1973 pelo treinador carioca Maurílio José, o "Velha", para o Estadual.

Permaneceu no elenco com a chegada de Sebastião Leônidas para o Nacional. Ao todo foram 44 aparições com a camisola rubra.

CARREIRA

Passa por clubes baianos (interior e da capital Salvador): São Cristovão (1965/66), Colo-Colo (67/68), Ypiranga (68), Ideal (70), Vitória (71), Bahia (71/72), Botafogo (72) e Palestra (72), América-RN (73/74) e Potiguar de Mossoró (74/75).

 

FONTES/IMAGEM

Diário de Natal

Tribuna do Norte

Súmulas Tchê

Acervo: José Ribamar Cavalcante

A entrevista com Mota da charanga do Potiguar (III)

Equipe com uma das formações do primeiro semestre. Na mesma semana do jogo Potiguar 0 x 1 ABC, no returno do Estadual, o antigo atacante do São Paulo, Coritiba, Corinthians e Grêmio Maringá, o polêmico Zé Roberto, é contratado pelo alvinegro indicado pelo treinador paulista João Avelino Gomes, o "71"

Curiosidades e detalhes da histórica partida do acompanhamento ao líder de torcida

JOSÉ VANILSON JULIÃO

O meia-atacante pernambucano Drailton José Lopes e os treinadores Dario de Souza (Potiguar) – antigo centromédio do América pernambucano, Sport Recife e Vitória (Salvador) – e o polêmico e falastrão paulista João Avelino Gomes (ABC), conhecido como “71”, são os principais personagens da partida.

O recifense Drailton, de 1,97 metros, marca o gol de cabeça em cobrança de escanteio, inclusive com gráfico explicativo do designer Moacir Oliveira na edição da terça-feira (1 de setembro) do diário matutino “Tribuna do Norte”. Em todo o campeonato Drailton fez quatro gols.

O alvinegro e o alvirrubro mossoroenses estão no Grupo B: ABC, Potiguar, RAC, Ferroviário e Força e Luz. Seis, cinco, três e um pontos a classificação sequencial da chave. Com os dois últimos encangados na busca da classificação para a segunda fase. Naquele tempo vitória valia dois pontos e não três como hoje.

Como o blog não conseguiu as cinco fotografias do jogo – usadas como abertura, no meio da reportagem e, por último, três em sequência como rodapé da página, são transcritas as legendas explicativas de todas as imagens:

1 – “Reco-reco às mãos, comanda a torcida do potiguar”; 2 – “A preocupação com o resultado”; 3 – “A música e a cerveja ajudam a levar o time à frente”; 4 – “A garotada de Mossoró aprende com Mota a torcer pelo Potiguar” e 5 – “Com dificuldades e sacrifícios a charanga do Mota está em campo”.

Na súmula do jogo uma outra fonte coloca Berico no lugar do zagueiro Vildomar, também conhecido pelo apelido de “Paitabom”.

 

FICHA TÉCNICA

Árbitro: Gilberto Ferreira

Gol: Drailton 26/2 (cabeça)

Renda: Cr$ 57.120,00

Potiguar: Itamar, Vildomar “Paitabom”, Elói, Nivaldo, Gonzaga, Batista, Luizinho, Chico Alves, Maranhão, Ibsen (Djalma) e Romildo. Treinador: Dario Souza

ABC: Hélio, Fidélis, Pedro Pradera, Vagner, Vuca, Drailton, Danilo Menezes (Raimundinho), Noé Silva, Zé Carlos Henrique (Zé Carlos Olímpico), Reinaldo e Noé Soares. Treinador: João Avelino Gomes

 

FONTES

Blog do Marcão

Blog do Mequinha

Futebol 80

O Gol

Súmulas Tchê

Terceiro Tempo

Diário de Natal

O Poti

Placar

Tribuna do Norte