Consulta

sexta-feira, 31 de outubro de 2025

O quinto jogador americano da família Canuto (V)

"Lelé" como treinador do
juvenil americano na segunda
metade dos anos cinquenta

JOS
É VANILSON JULIÃO

Somente depois dos amistosos contra o Estrela do Mar (4 x 0) e selecionado das Quintas (2 x 1) - preliminares de jogos promovidos pelo ABC e Alecrim é que o treinador interino, José Luiz Galvão ("Lelé"), escala pela primeira vez o meia-atacante Creso Guanabara de Souza, 24 anos, já um veterano depois de aparecer no antigo Globo e ser campeão estadual no primeiro título do Alecrim (1963).

Creso estreia no América Futebol Clube com derrota pela contagem mínima, pela primeira vez em jogo isolado (domingo 27 de fevereiro de 1966, no Estádio Juvenal Lamartine, com o Ideal do Bairro de Petrópolis (Zona Leste de Natal).

Daí em diante entra em mais duas partidas nos preparativos para o campeonato estadual no retorno do licenciamento. Contra o Real Madrid do Baldo (4 x 1), dia 6 de março, preliminar de ABC 3 x 3 Central de Caruaru (Pernambuco).

E no primeiro amistoso fora da capital, frente o selecionado de Currais Novos (Região do Seridó), no Estádio Coronel José Bezerra (1 x 1), dia 17 de abril. Posteriormente mais um amistoso (4 x 2) contra o Riachuelo (1 de maio).

Depois fica de fora da vitória e da derrota em Mossoró, dias 14 e 15, frente ao Ferroviário (2 x 5) e Potiguar (2 x 1), no campo da antiga Limitada, na Rua Benjamin Constant (o Leonardo Nogueira só é inaugurado no ano seguinte).

Retorna no amistoso contra o Ferroviário de Natal (6 x 1), numa quinta-feira, 19 do mesmo mês.

Mas não participa do Torneio Início (domingo 22/5) de abertura da temporada oficial no Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário