Consulta

domingo, 19 de outubro de 2025

"Tapetão" decide campeonato em favor do América

O alvirrubro empatou final sem abertura de contagem e briga generalizada adia festa da torcida. Zagueiro Pedro Pradera inicia tumulto com Zeca

Jota Jota, Maranhão e Souza Silva

RODAPÉ DE PÁGINA

Coluna semanal

(José Vanilson Julião)

PREMIAÇÃO FORA DE MODA – Agora ninguém ver. Mas antigamente era assim: repórter no final da partida entregando prêmio a jogador de futebol como melhor da partida.

O falecido meia “Maranhão” recebe o “Motoradio” ladeado pelos radialistas José Jorge da Páscoa Menezes, o popular JJ, e Francisco Souza Silva, o “Chico Telefone” (Rádio Cabugi).

Djanirito de Souza Moura

Nenhum deles está entre nós. E ninguém brigava: JJ americano, Souza, eleito vereador, torcedor do ABC.

Hoje o que se nota, explicitamente, sem pudor, é repórter de emissora concorrente jogando indireta para outros coleguinhas.

O baiano de Irará, Everaldo Silva Gomes, passou pelo Itabuna, Fluminense/Feira de Santana, Galícia/Salvador, Sport Recife, Tiradentes/Teresina-PI, Potiguar/Mossoró) ABC e Nacional/AM.

Estava na célebre decisão (18 de setembro de 1977) em que os 22 jogadores brigaram em campo. Todos expulsos, por volta dos 30 minutos do segundo tempo (com zero a zero no placar), pelo árbitro paulista José Faville Neto.

O caso foi parar no Tribunal de Justiça Desportiva, que deu ganho de causa ao América. Sou testemunha como ouvinte das entrevistas do magistrado Djanirito de Souza Moura (Recife, 1921 – Natal, 2007), membro do TJD. Audiência estourando na resenha noturna.

Após campanhas iguais (15 vitórias, dois empates e três derrotas) América e ABC decidem o campeonato. O alvirrubro jogava pelo empate, pois havia vencido dois dos três turnos (o alvinegro ganhou o primeiro turno).

Com 32 pontos ganhos cada um (antigamente vitória valia dois pontos e não três, como hoje, imitação do futebol europeu desde meados dos anos 80). Até no saldo de gols foi pau a pau: 41 x 40. O time americano com um a mais (50 x 9). ABC fez 46 e sofreu seis.

COMPETIÇÃO – A Federação Norte-rio-grandense de Futebol convoca os clubes filiados da primeira divisão para reunião do Conselho Técnico marcada para o dia 28, uma terça-feira, deste mês (14h30). Pauta: tabela e regulamento do campeonato estadual 2026.

O PESQUISADOR – Arthur Pierre dos Santos Medeiros, com estreia neste sábado (18), e bem, a coluna semanal "A imprensa não contou...?" Sucesso ao competente colaborador, que aceitou o convite e não titubeia: já tinha artigos prontos. Do acervo particular.

Sport (1973): Beline, Ivan Xavier, Ronaldo Alves, Cigano, Cidão, Marcos, Batista, Edmilson, Maranhão, Odilon e Ivanildo Arara

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário