Consulta

sábado, 25 de outubro de 2025

Quem são os três "Bodinho" do futebol nordestino? (I)

Bodinho, goleiro, abre a fila; Aloísio, massagista do ABC depois é o quarto; Mauro Solinha, o quinto, irmão de Mauro e Maurício, conhecidos zagueiros americanos; Zé Ireno, artilheiro do antigo Globo, Campinense e América/RN, é o terceiro agachado, e Peninha Lamartine, descendente do construtor do tradicional estadinho Juvenal Lamartine, ainda de pé no bairro do Tirol, na Zona Leste de Natal

Dois são potiguares. Um maranhense. Dois são atacantes. Um goleiro nos anos 50/60

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Seleção da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FND) em 1955: Bodinho, Aderbal, Chico, Aloísio, Elionaldo, Mário Solinha, Leto, Mirabeau, Zé Ireno, Ledo e Peninha Lamartine. Sendo a base juvenil do ABC campeã do ano anterior.

Esta é a formação do elenco tricolor potiguar. Conforme relação colhida no blog “No Ataque”, com imagem do acervo particular do ex-jogador e memorialista José Ribamar Cavalcante.

A fotografia acima talvez seja a única existente com um elenco de onze jogadores amadores existente com o goleiro “Bodinho”, que aparece no rubro-negro Clube Atlético Potiguar na segunda metade dos anos 50.

O repórter já havia visto a menção do apelido do arqueiro em escalações do Atlético em jogos do campeonato estadual na segunda metade do anos 50 e nos anos 60.

É tanto que em recente inédita série de reportagens sobre o goleiro Severino Alves, o “Biro” (América/RN e Atlético/RN), ele aparece disputando a camisa número um atleticana com o citado personagem e o arqueiro Jarian.

Por isso ele aparece como coadjuvante nas seguintes reportagens na primeira semana de outubro deste ano: “O goleiro “Biro” e os “rivais”, “O goleiro “Biro” retorna ao ninho atleticano” e “ABC campeão do único Torneio Brasília”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário