Consulta

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

O goleiro paulista não jogou no América pernambucano (III)

Outra formação corinthiana, entre 1928/30, com o goleiro Tuffy "Satanás"

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Para ser justo começo a sequência com o pedido de desculpa por contar meia verdade.

A primazia do erro de informação, de que o goleiro Tuffy teria jogado pelo América do Recife, não parte da “Folha de São Paulo” (16/4/1999) e do colunista Juca Kfouri.

Na edição de dois dias após Palmeiras 1 x 1 Vasco da Gama (Copa Libertadores) o goleiro Carlos Germano é comparado ao histórico personagem da série.

A indicação da primariedade da notícia falsa provavelmente é do diário carioca “Jornal dos Sports” (terça-feira – 27 de setembro de 1977).

Por meio do colunista Geraldo Romualdo da Silva, notório torcedor do Botafogo do Rio de Janeiro.

A suposição de que o arqueiro apelidado de “Satanás” atua no alviverde recifense surge no vigésimo-nono artigo da série “Os MONSTROS SAGRADOS” no impresso da página cor de rosa.

De uma tacada só o jornalista Geraldo Romualdo da Silva escreve sobre três personalidades esportivas do Corinthians, o chamado trio de final, composto por Tuffy, Pedro Grané e Armando Del Bebbio, sequencialmente, de cima para baixo, com as respectivas fotos ilustrativas.

Vejam o que ele escreveu logo no primeiro parágrafo: “...Foi ainda na A. A. Palmeiras que exercitou o exercício aventureiro. Durante excursão a Pernambuco deixou a delegação para inscrever-se como defensor no América do Recife...” segundo ainda o colunista, ao deixar o Nordeste, segue para gaúcho Pelotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário