Consulta

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

O goleiro paulista não jogou no América/PE (VIII)

Santos (1928): Oswaldo, Júlio, Athiê Jorge Cury, Aristides, Bilu, Alfredo, Siriri, Camarão, Feitiço, Araken Patusca e Evangelista/Terceiro Tempo

A única excursão do alvinegro paulistano Associação Atlética das Palmeiras ao Nordeste em 1917

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Entre as três publicações antigas a última consultada a Revista do Esporte (número 63 – 21/5/1960) traz entrevista com o presidente do Santos, Athié Jorge Curi (ex-goleiro do Peixe), quando aponta os maiores jogadores que viu: - Como goleiro Tuffy (entre os melhores da posição), Arthur Friedenreich, Araken Patusta (santista), Pelé, Jair Rosa Pinto e Zizinho.

Com isso o repórter se ver obrigado a retroagir no tempo e pesquisar no jornal Correio Paulistano e na revista semanal Vida Esportiva para verificar a veracidade ou não da suposta curta permanência do arqueiro Tuffy Neugen no futebol pernambucano, especificamente no alviverde América do Recife.

O conceituado jornal da capital paulista veicula na seção “Sport” (quinta-feira – 27 de setembro de 1917) a notícia: ‘FOOTBALL – O PALMEIRAS PARTE HOJE PARA PERNAMBUCO”. A delegação se desloca primeiro de trem para o Rio de Janeiro. No porto carioca embarca no vapor “Itassucê” para o Recife.

Na estação da Luz os jogadores tomam acento no vagão de passageiros do noturno da Central: Godinho Cerqueira (juiz e representante da diretoria), Tuffy, Morelli, Alexi, Giuste, Bermudes, Sestine, Celso, Zacara, Nazareth, Heitor, Jorge, Lulu, Conceição, Hugo e Fracarola (os quatro últimos como reservas).

Na edição da quinta-feira – 18 de outubro) o "Correio" dá publicidade a correspondência do enviado especial não identificado. Reporta uma viagem sem incidentes (chegada na sexta-feira anterior), a cordialidade dos locais, com brinde ainda no “Itapura” (não o paquete anunciado antes) do Joaquim Albuquerque e agradecimento do Fernando Egídio.

Do cais os paulistas seguem de bonde especial para a pensão “Lady”. No sábado visitam os pontos turísticos da capital e Olinda. A noite assistem um espetáculo de gala no Teatro do Parque. E no domingo a estreia, no campo do América, contra o Clube Náutico Capibaribe.

 

FONTES/IMAGENS

A Província (PE)

Correio do Povo (RS)

Correio Paulistano

Diário de Pernambuco

Diário de Tarde (PR)

Jornal do Recife

Jornal Pequeno

Revista do Esporte

Tribuna do Norte (RN)

Vida Esportiva

Arquivo Lobão

Futebol de Goyaz

História do Futebol

Museu Virtual do Futebol

Revista Série Z

Trivela

Willian D’Ângelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário