Consulta

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Homenagem ao artilheiro João Tavares de Morais

Os irmãos Jorginho e Tidão, falecido hoje, aos 99 (segundo e terceiro agachados), campeões em 1947/Jorge Tavares Filho

João Tavares de Morais prestes a completar
90 anos em 2015 em entrevista

Tid
ão, o craque mossoroense*

EDMILSON AIRES MENEZES


Em admiração e conhecimento que tenho a João Batista de Morais - verdadeiro nome de Tidão, faço este artigo em seu louvor.

Tidão nasceu em Mossoró, na Baixinha, - o bairro mais humilde da cidade; desde criança começou a se destacar como um dos melhores elementos infantis.

Posso afirmar que o team do "Madureira" - clube suburbano - foi o primeiro que teve em Tidão um crack malabarista, para sua brilhantes vitórias.

A começar de 1940, ele vem sempre se colocando entre os primeiros lugares. Quando se iniciou o ano de 1942, Tidão jogou pelo "Centro Sportivo Mossoroense": não era mais o ex-campeão de 36 a 39...

Chegou 1945, ano em que ele jogou ao lado de Saruê no União Futebol Clube... Depois de oito meses ingressou no Clube Atlético Mossoroense...

Veio uma proposta do ABC de Natal em João Pessoa a convite do "União" (o do time da gráfica e do jornal do mesmo nome na capital paraibana) e marca o gol da vitória.

Depois que o ABC voltou para Natal coberto de glórias Tidão foi o craque que recebeu mais elogios da imprensa...

 

*"O Mossoroense" (Edição número 9 - 20 de outubro de 1946). O autor do texto era o redator esportivo do jornal local e correspondente do diário vespertino católico "A Ordem" de Natal/RN. Artigo condensado do original por falha de impressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário