Consulta

terça-feira, 7 de outubro de 2025

Do interior paraibano ao futebol francês (III)

Sociedade Esportiva Sousa (anos 70): Neném Magro, Chico de Dalva, Zamba, Pelim, Douglas, Edilson, António Neguinho, Robson, Botijinha e Nego Di

Rosaldo Aguiar

JOSÉ VANILSON JULIÃO

A primazia do furo de reportagem sobre a ida do jogador apelidado de “Zamba” para a França não coube a revista semanal esportiva paulista Placar na segunda semana de dezembro de 1971

Provavelmente o correspondente potiguar da publicação da capital paulistana, Rosaldo Moreira de Aguiar, bebeu na fonte do semanário O Poti (domingo – 24/10/1971).

O Diário de Natal (sábado – 23/10) havia mencionado o personagem com um dos últimos reforços do selecionado de Pau dos Ferros para o campeonato interiorano. Mas nada de informar sobre a notícia da viagem europeia.

Somente tornada visível para o leitor norte-rio-grandense na edição dominical. O título da reportagem secundária da cobertura do “Matutão”: - Craque de Pau dos Ferros vai jogar num time francês.

Porém os dois parágrafos começam com um elogio ao desempenho dos times no jogo Patu 2 x 0 Almino Afonso (Grupo Oeste). Com direito a fala do árbitro Guaraci Augusto Picado: “O campo tem as dimensões máximas e a turma rola a bola que faz gosto ver.”

NOME COMPLETO

A reportagem menciona em três linhas a partida do domingo (Pau dos Ferros x Patu) para só então abrir um “Na França” (negrito original) com o aparecimento, pela primeira vez, do nome de batismo do “Zamba”: Josemar Ferreira da Cunha.

Informa a posição, meio-de-campo, do jogador da curiosa alcunha, natural de Pau dos Ferros e radicado na Paraíba. “Um amigo, residente na França, acertou com uma equipe francesa um período de testes para Zamba”.

Finaliza: “Está esperando apenas a liberação dos jogos para seguir viagem. Para os dirigentes só uma coisa fará Zamba ficar até janeiro, a classificação da equipe para as finais.” O time joga pelo empate (tem um gol de saldo) dentro de casa.

Tudo indica que viajou mesmo entre novembro e dezembro, mês da nota na Placar (edição 92 – 16/12) pois no amistoso festivo na segunda semana de janeiro com o América de Natal o "Zamba" não é escalado no time principal de Pau dos Ferros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário